Nesta quarta-feira (11/12), estreou na Netflix a série “Cem Anos de Solidão”, uma adaptação bastante esperada pelos fãs, pois é inspirada no livro de Gabriel García Márquez, que chega ao catálogo com grandes expectativas de audiência. Durante os primeiros oito episódios, pois a trama é dividida em duas partes, os usuários poderão conferir uma história ambientada no século 19, na Colômbia, onde um casal e outros sonhadores fundam uma cidade em busca de liberdade.
Neste cenário, vamos acompanhar a família Buendía, que é atormentada pelos tempos de guerra, tendo que lidar com conflitos amorosos e o medo de uma maldição que os condena à solidão por 100 anos na mítica cidade de Macondo.
Cem Anos de Solidão é inspirado em uma história real?
Publicado em 1967, o livro teve grande notoriedade, sendo uma das obras mais importantes da literatura latino-americana e também uma das mais traduzidas em todo o mundo. Diante do sucesso e por apresentar uma história ficcional mas comovente, o autor Gabriel García Márquez venceu o Prêmio Nobel em 1982, de Literatura.
O livro se destaca por misturar de fatos históricos e elementos sobrenaturais, que reflete as contradições e encantos da América Latina. A história se passa em Macondo, uma cidade utópica fundada pelos primos José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, que embarcam em uma jornada para encontrar um novo lar.
Qual foi a principal inspiração do autor para o livro?
Jornalista e escritor, Gabriel García Márquez se inspirou na história da Colômbia para compor os personagens, que tem um toque fantasioso, mas também faz parte da realidade. Assim, teve como base a Guerra dos Mil Dias, que ocorreu entre 1899 e 1902, sendo uma das guerras civis mais violentas do país. A guerra resultou na morte de cerca de 100 mil pessoas, o que corresponde a 3,5% da população da época.
Para fazer uma adaptação completa e com todos os detalhes necessários, a série foi dividida em duas parte, tendo 16 episódios no total e contou com direção de Alex García López (Narcos) e Laura Mora (“Os Reis do Mundo”). No elenco, a trama contou com Marleyda Soto, Claudio Cataño e Diego Vásquez.