No mundo do entretenimento, é muito comum ver figuras públicas utilizando nomes artísticos, inclusive na indústria da música. É o caso de artistas como Elizabeth Woolridge Grant (ou “Lana Del Rey”) ou Peter Gene Hernández (vulgo “Bruno Mars”). Mas esta decisão não é necessariamente uma regra.
Principalmente caso o artista tenha um nome chamativo de nascença. E no caso da cantora Dua Lipa, ela realmente trouxe o nome com o qual alcançaria o estrelato de berço. Nascida em Londres, ela é filha dos kosovares-albaneses refugiados Dukagjin Lipa e Anesa Lipa.
Por ter vivido parte de sua infância na Inglaterra, Dua Lipa costumava desejar ter um nome “inglês normal”, como Elizabeth ou Hannah. Contudo, conforme cresceu e começou a se tornar um estrondoso ícone do pop, ela decidiu abraçar suas origens.
De acordo com fontes como o Only My Health, o nome “Dua” significa “amor” em albanês, acrescentando mais um motivo para a cantora utilizar seu próprio nome com orgulho. Com isso, ela integra um seleto grupo de artistas que tiveram a mesma atitude.
Mesmo sem ser indicada a prêmios, Dua Lipa celebra 2024
Em maio deste ano, Dua Lipa lançou o terceiro álbum de estúdio de sua carreira, intitulado de Radical Optimism. Mas apesar de ter conquistado muitas avaliações positivas, o álbum passou longe de fazer o sucesso de seus antecessores, e não chegou nem mesmo a lhe render indicações a premiações.
Contudo, em entrevista à revista Billboard, a cantora revelou que, para ela, o ano foi totalmente satisfatório. “Honestamente, foi o melhor ano da minha vida. Fiz coisas que queria há muito tempo. Chegou ao ponto de eu pensar ‘preciso sentar e escrever alguns sonhos e planos novos, outras coisas que eu queria fazer. Sinto que dei muitos ‘checks’ este ano”, disse ela.
Ela também refletiu sobre o desempenho de Radical Optimism, revelando ter orgulho do material. “Tenho muito orgulho do Radical Optimism e para onde ele me trouxe. Amo esse álbum e estou me divertindo muito cantando-o ao vivo. Consegui fazer coisas que eu achava que só poderia sonhar, então estou realmente grata”, comentou Dua Lipa.