Sonic 3 é proibido de concorrer ao Oscar após não respeitar critérios de diversidade e representatividade
Na última semana, o público foi surpreendido pelo anúncio de que diversos filmes não poderiam concorrer ao Oscar na 97ª cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo sucessos de crítica e bilheteria.
E Sonic 3: O Filme, que se tornou um dos grandes sucessos de 2024, acumulando cerca de US$ 384,8 milhões nas bilheterias e se consolidando como um fenômeno da crítica e público, foi um dos nomes presentes na lista de desclassificados da famosa premiação.
O mais curioso é que um dos motivos para a desqualificação do longa da Paramount Pictures inclui o não cumprimento das novas regras de representatividade exigidas para concorrer ao Oscar. Elas fazem parte de um esforço da Academia para tornar a premiação mais inclusiva.
Resumidamente, elas exigem que a produção tenha pelo menos um ator principal ou coadjuvante de destaque que pertença a um grupo étnico ou racial pouco representado, além de incluir dois grupos sub-representados em pelo menos 30% do elenco secundário e apresentar uma narrativa centrada em um grupo pouco representado, entre outras regras.
De acordo com o novo regulamento, é necessário que os filmes interessados em concorrer ao Oscar cumpram pelo menos uma das regras descritas. E aparentemente Sonic 3 foi um dos filmes que, infelizmente, não conseguiu cumpri-las.
Mais sobre Sonic 3: trama e elenco do filme
Quando o misterioso Shadows surge, Sonic, Tails e Knuckles devem se unir para salvar o dia novamente. Porém, o vilão se mostra muito mais poderoso do que qualquer inimigo que eles já tenham enfrentado. Com isso, os heróis precisarão contar com a ajuda de velhos amigos e aliados improváveis.
O elenco do filme inclui nomes como Ben Schwartz, James Marsden, Tika Sumpter, Jim Carrey, Idris Elba e Colleen O’Shaughnessey, Keanu Reeves, Alyla Browne, Lee Majdoub entre outros. Sonic 3: O Filme permanece em cartaz nos cinemas nacionais. Assista ao trailer: