Escrito e dirigido por Jorge Furtado, o filme Saneamento Básico foi lançado originalmente em 2007, e levou para as telas uma irreverente comédia que foi recebida positivamente pela crítica e público. E um de seus grandes destaques é sua e inusitada história.
Descrito como uma comédia “leve” e “ingênua”, o longa acompanha um grupo de moradores de uma pequena vila no Sul do país bolando um plano para conseguir dinheiro para um importante reparo em sua comunidade. Com isso, Saneamento Básico abre as portas para uma sequência de cenas hilariantes.
E vale destacar que o elenco do filme também é um espetáculo à parte, formado por nomes como Wagner Moura, Lázaro Ramos e até mesmo pela candidata ao Oscar de Melhor Atriz, Fernanda Torres. Podendo já ser considerado um clássico da comédia nacional, o longa será exibido esta semana na Globo.
Isso porque a emissora incluiu Saneamento Básico em sua programação de sábado (1), com o filme indo ao ar a partir das 14h35. Contudo, caso não seja possível acompanhar a exibição na televisão, é possível encontrar o longa disponível para streaming no catálogo do Globoplay.
Mais sobre Saneamento Básico: trama e elenco do filme
Decididos a tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento de esgoto, os moradores da pequena vila de descendentes de colonos italianos conhecida como Linha Cristal, localizada na serra gaúcha, vai atrás de soluções na subprefeitura do local.
Só que eles acabam descobrindo que a única verba disponível no gabinete é um valor de R$ 10 mil enviado pelo governo federal para a produção de um filme. Para evitar que o valor seja devolvido e eles possam utilizá-lo para fazer a obra, os cidadãos de Linha Cristal se unem para fazer um filme.
Além de Fernanda Torres, Lázaro Ramos e Wagner Moura, o elenco do filme ainda inclui nomes como Camila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Lúcio Mauro Filho, Paulo José, Zéu Brito, entre outros. Assista ao trailer de Saneamento Básico: