Quais os filmes mais longos da história do cinema?
Nos últimos dias viralizou uma foto de um cinema que está realizando um intervalo durante a exibição de Avatar 2: O Caminho da Água, que tem duração de 3h10m. Os internautas começaram a discutir a ideia, alguns defendendo o intervalo, outros dizendo que atrapalha a experiência cinematográfica. Mas mesmo os cinéfilos mais intensos não assistiriam aos filmes dessa lista sem um intervalo. Confira os filmes mais longos da história do cinema:
Logistics (2012)
Logistics tem 857 horas de duração, ou seja, 35 dias e 17 horas. A produção foi filmada em tempo real durante uma viagem de cinco semanas. O longa foi exibido pela primeira vez entre os dias 1 de dezembro de 2012 e 6 de janeiro de 2013, na Casa de Cultura de Estocolmo.
O filme documental dirigido pelos suecos Erika Magnusson e Daniel Andersson, acompanha a construção de um marca-passos de trás para frente, começando na Suécia, o destino final do produto, e voltando até a origem em uma linha de produção chinesa. A intenção é conscientizar a respeito da cadeia de consumo.
Ambiancé (2020)
Nas palavras do diretor Anders Weberg, esse é o “filme mais longo que não existe”. Com 720 horas, o equivalente a 30 dias de duração, o longa é um protesto contra as refilmagens de obras clássicas. O plano era exibir o filme em 2020 e queimar a única cópia logo após a sessão, mas a pandemia de Covid atrapalhou os planos. A exibição não aconteceu, mas o longa foi destruído.
Para quem quiser testar se teria conseguido ver o filme, o trailer mais recente da produção com 7h20m está disponível no Youtube.
The Innocence (2019)
Os filmes acima não foram lançados no circuito comercial, mas o filme de Bangladesh chegou às telas com pouco mais de 21 horas de duração. A produção fala da guerra de libertação do país acompanhando diversos personagens.
Por causa da censura do país, (supostamente) os censores tiveram que assistir o filme integralmente para ter o lançamento aprovado.
Continue acompanhando o Música e Cinema e fique por dentro do mundo do entretenimento.