Ganhador do Grande Prêmio do Júri de Sundance, o documentário Porcelain War, dirigido por Brendan Bellomo e Slava Leontyev, foi uma das grandes surpresas do gênero de 2025, chamando a atenção por sua impactante trama, que mostra a experiência de artistas ucranianos em meio à guerra em seu país.
Conquistando 95% de aprovação da crítica e 99% do público no popular site Rotten Tomatoes, a produção se destaca não só por sua trama, mas também por sua concepção, uma vez que ela começou a ser desenvolvida no início de 2022, pouco tempo depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Utilizando diferentes câmeras, Porcelain War mostrou diferentes aspectos do violento conflito através de mais de 500 horas de filmagem. E por conta de seus méritos, o filme acabou conseguindo uma indicação ao prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2025.
Porém, infelizmente, não será possível assistir ao longa no Brasil antes da 97ª cerimônia da famosa premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso porque, até o momento, Porcelain War ainda não recebeu uma previsão de estreia no país, apesar de ter sido exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Mais sobre Porcelain War: qual é a trama do documentário?
Em meio ao caos e a destruição causados pela invasão russa na Ucrânia, três artistas tentam encontrar resistência e propósito em seu trabalho. Enquanto isso, eles decidem embarcar na luta para defender sua cultura e seu país natal.
Para isso, enquanto pequenas estatuetas de porcelana feitas por um deles são registradas em meio às zonas de conflito, os três tentam sobreviver em meio à guerra que se intensifica cada vez mais. Vivendo um presente incerto, mas um futuro esperançoso, eles filmam cada passo de sua jornada.
Além de codigirir a produção, Slava Leontyev também aparece diante das câmeras junto de Anya Stasenko, sua esposa, responsável por criar as estátuas de porcelana, e Andrey Stefanov, que busca levar sua família para um local seguro. Assista ao trailer de Porcelain War: