Levando em conta o desempenho de suas novelas mais recentes, é nítido que a TV Globo vem enfrentado sérios problemas de audiência nos últimos tempos. E o investimento neste tipo de produção por parte das plataformas de streaming também é um fator impactante nesta questão.
Afinal, um público cada vez maior vem consumindo novelas através da Netflix ou Max, que vem construindo um catálogo especializado com produções de diversos países. E toda esta situação acabou se tornando uma reportagem no jornal espanhol El País.
De acordo com a matéria, enquanto a emissora carioca vem sentindo prejuízos em seu monopólio, as plataformas de streaming conquistam audiências cada vez maiores, principalmente por conta de seu dinamismo, que permite o desenvolvimento de produções simultâneas em pouco tempo.
Além disso, muitas “estrelas globais”, que já brilharam nas telas da Globo, estão gravando novelas na Netflix, Max ou Disney+. Um bom exemplo disso é Beleza Fatal, lançada recentemente pela Max, que já se tornou um fenômeno na plataforma da Warner Bros. Discovery.
E o sucesso que Beleza Fatal vem fazendo, escancarou ainda mais os problemas que a emissora tem enfrentado, uma vez que o público tem preferido muito mais acompanhar produções disponíveis em streaming, mudando totalmente a forma de se consumir o conteúdo.
A TV Globo vai falir?
Há algum tempo, a Globo vem passando por bruscas mudanças, especialmente em seus contratos e quadro de funcionários, o que acabou revivendo boatos de que a emissora estaria falindo. E o atual problema com as novelas inflamou ainda mais o assunto.
Contudo, vale lembrar que, além de emissora de televisão, o Grupo Globo se estende por diversos empreendimentos, tanto no entretenimento quanto outros segmentos de mercado. Inclusive, só em 2023, os rendimentos da empresa chegaram a R$ 15 bilhões, superando até mesmo as dívidas.
Além disso, apesar da audiência da televisão convencional ter diminuído, a falta de acessibilidade à internet ou condições para pagar uma assinatura mensal de streaming ainda torna a TV aberta uma opção prática para muitas pessoas, tornando-a relevante, mesmo que sem o mesmo poder.