Pedágio: filme brasileiro chega hoje aos cinemas
Uma das novidades desta semana nos cinemas é o elogiado filme brasileiro “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz (“Carvão”). O longa foi um dos cinco pré-selecionados pela Academia de Cinema Brasileira para representar o país na disputa do Oscar 2024 – o escolhido acabou sendo “Retratos Fantasmas“. Saiba mais sobre a produção:
Sinopse de “Pedágio”
“Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro” (sinopse divulgada pela Paris Filmes).
A diretora e roteirista definiu o longa como “um drama permeado por humor ácido” sobre violências pelas quais a população LGBTQIA+ passa. “O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+ […] Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas à realidade surreal do brasileiro LGBT, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis”, declarou Carolina.
Confira o trailer:
Elenco de “Pedágio”
A protagonista Suellen é interpretada por Maeve Kinkings, um nome já conhecido entre quem acompanha o cinema nacional mais de perto, tendo participado de produções elogiadas, como “O Som ao Redor” (2012), “Aquarius” (2016) e “Boi Neon” (2015).
Completam o elenco:
- Kauan Alvarenga (“Crime Time”)
- Thomas Aquino (“Bacurau”)
- Erom Cordeiro (“A Divisão”)
- Aline Marta Maia (“Carvão”)
- Caio Macedo (“O Cemitério das Almas Perdidas”)
- Isac Graça (“A Viagem de Pedro”)
Com passagens por festivais de San Sebastián, Vancouver, Bordeuax e Toronto – neste último, a diretora venceu o Tributo Award -, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Roma e foi o mais premiado da última edição do Festival do Rio, vencendo as categorias de:
- Melhor Atriz (Maeve Jinkings)
- Melhor Ator (Kauan Alvarenga)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Maria Marta)
- Direção de Arte (Vicente Saldanha)
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.