Os 3 países que mais venceram em Filme Internacional no Oscar

Apesar da categoria de Melhor Filme Internacional ter ganhado bastante destaque no Oscar 2025, principalmente por conta das indicações de Ainda Estou Aqui, foram necessários quase 20 anos desde a criação do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para que ela existisse.

Instaurada oficialmente em 1957, a categoria visa premiar as produções que não são faladas em inglês, homenageando não só as obras em si, mas também seu país natal. E ao longo dos anos, diversos países já se destacaram na premiação, colecionando várias indicações e troféus.

Contudo, existem três países que praticamente lideram a categoria, levando em conta o número de vitórias que já conquistaram junto a Academia. Inclusive, muitos deles podem ser considerados pioneiros da categoria, pois já enviavam seus filmes antes mesmo da criação dela.

Itália

Oficialmente o primeiro país a enviar um filme para consideração da Academia, a Itália marca presença na premiação desde 1947, época em que os filmes em língua não inglesa eram homenageados com um prêmio especial. No total, o país já arrecadou 14 estatuetas, sendo quatro delas do diretor Federico Fellini.

França

Apesar de superar a Itália no número de indicações, com 41 no total, a França ocupa o 2º lugar no ranking de troféus, com 12 vitórias no Oscar. Inclusive, Orfeu Negro, que foi um dos ganhadores do país, é uma coprodução brasileira, baseada em uma peça de Vinícius de Moraes.

Japão

Candidatando-se pela primeira vez em 1951, o Japão já foi indicado ao prêmio Melhor Filme Internacional cerca de 18 vezes. Contudo, o país asiático só chegou a ganhar o prêmio 5 vezes, embora 3 delas tenham sido troféus honorários.

Entre os demais países ganhadores, estão Dinamarca e Espanha com 4 Oscars cada um, seguidos pelos Países Baixos, Alemanha, Suécia e a União Soviética com três vitórias, enquanto Irã, Áustria, Suíça, Tchecoslováquia, Argentina e Hungria contam com apenas duas (via UOL). E este ano, o Brasil disputa pela chance de conquistar seu primeiro troféu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.