O Menino da Porteira é baseado em fatos reais? A história de Teddy Vieira

Embora a versão de 2009 seja uma das mais conhecidas, o filme O Menino da Porteira foi lançado pela primeira vez em 1970. Contudo, os dois longas tiveram a mesma fonte de inspiração, que foi a música de mesmo nome composta por Teddy Vieira e Luís Raimundo.

Considerada um verdadeiro hino da música sertaneja nacional, a canção já foi regravada por diversos artistas do gênero, e sua letra narra a história de um boiadeiro da cidade vizinha de Borda da Mata que, toda vez que passava por Ouro Fino, trajeto de sua cidade natal, encontrava um menino.

O garoto era responsável por abrir as porteiras da estrada para a passagem do gado em troca de algumas moedas. Contudo, a música descreve que, em determinado dia, o garoto acaba sendo brutalmente atacado pela boiada, e este ocorrido abala profundamente o boiadeiro.

E apesar do trágico desfecho também ter sido incluído nas duas adaptações cinematográficas da história, vale destacar que ela não é tecnicamente real. Reza a lenda que um dia, Teddy Vieira viu um menino abrindo uma porteira, mas o restante da história foi totalmente criado pelo compositor.

Mais sobre O Menino da Porteira: filme de 2009 será exibido pela Globo

Na Sessão de Sábado desta semana, a TV Globo escolheu a versão de 2009 de O Menino da Porteira para integrar a programação da emissora. O longa foi dirigido por Jeremias Moreira Filho, que coescreveu o roteiro ao lado e Carlos Nascimbeni.

Na trama, o peão Diogo conhece Rodrigo, um garoto que sonha se tornar um boiadeiro, ao conduzir uma grande boiada até a fazenda Ouro Fino. Uma forte amizade surge entre a dupla, que testemunha das injustiças praticadas pelo major Batista, que comanda o local. Juntos, eles aderem à uma rebelião.

O elenco do filme conta com nomes como Daniel, Jottapê, Vanessa Giácomo, José de Abreu, Rose Campos, Eucir de Souza, Valter Santos, Antônio Edson, entre outros. O Menino da Porteira também está disponível para streaming no catálogo do Prime Video. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.