Há algum tempo, o grupo 1Verse (leia-se “universe“) foi anunciado como uma verdadeira revolução no universo do K-pop. Isso porque o boy group formado pela ex-A&R da SM Entertainment, Michelle Cho, contaria com integrantes norte-coreanos em sua formação.
Entre eles, está o jovem Yu Hyuk, de 24 anos, que nasceu em uma vila costeira no condado de Kyongsong na Coreia do Norte. Apesar de afirmar que sua família “não era extremamente pobre”, o jovem astro relatou que a partida de sua mãe, que foi para a Coreia do Sul, complicou as coisas.
Como seu pai não queria mais trabalhar e sua avó era muito idosa, Hyuk foi obrigado a morar nas ruas para sobreviver. O idol afirmou que, neste período, pedia esmolas e já chegou a apanhar após roubar uma marmita que estava abandonada em uma estação de metrô.
Algum tempo depois, seu pai fez de tudo para convencer Hyuk a ir para a Coreia do Sul, onde moraria com sua mãe, mas ele não queria deixá-los para trás. Somente em 2013, o rapaz finalmente saiu de seu país de origem, e teve seu primeiro contato com o K-pop.
Com apoio da mãe, ele estudou em um internato e foi encorajado pelo clube de música da escola a seguir a carreira. Até que ele finalmente foi encontrado por Michelle, que lhe ofereceu a chance de brilhar como um dos integrantes do 1Verse.
1Verse conta com outro membro norte-coreano
Yu Hyuk não está sozinho em suas origens, pois o 1Verse ainda conta com Kim Seok, também de 24 anos e de origem norte-coreana. Mas diferente de seu parceiro de grupo, Seok admite que teve uma vida mais abastada, vindo de uma família relativamente rica.
Ele também teve mais contato com o mundo do K-pop, pois por residir próximo à fronteira com a China, ele conseguia adquirir diversos pen drives e cartões de memória que continham diversas músicas do gênero. Seok deixou a Coreia do Norte em 2019.
Por motivos de segurança, ele não se aprofunda em detalhes sobre sua mudança, mas assim como Hyuk, foi um dos primeiros membros a integrarem o 1Verse. A dupla se uniu ao japonês Aito, o chinês-americano Kenny e o lao-tailandês Nathan para formar o 1Verse, que deve estrear nos Estados Unidos ainda neste ano.