Nickel Boys é baseado em história real? A verdade por trás do filme

Apesar de alguns títulos estarem com mais destaque na disputa pelo prêmio de Melhor Filme no Oscar 2025, o filme Nickel Boys não pode ser desvalorizado. Afinal, a visceral produção de RaMell Ross foi amplamente elogiada e ainda apareceu entre os 10 melhores filmes de 2024 pelo American Film Institute.

Inclusive, a história do longa é um de seus pontos mais altos, levando em conta que ela leva para as telas a cruel história do Dozier School for Boys, um reformatório centenário da Flórida que acabou sendo fechado em 2011, e se tornou infame por seu tratamento abusivo aos alunos.

Mas vale destacar que esta é a única conexão da trama de Nickel Boys com a realidade, pois os demais elementos do filme foram baseados no romance O Reformatório Nickel, o sétimo livro da carreira de Colson Whitehead, publicado originalmente em 2019.

Ou seja, apesar de contar com diversas referências a eventos, lugares e até pessoas da vida real, a história apresentada em Nickel Boys é totalmente fictícia. Mas de forma alguma isso tira o brilho da produção, que além de estar sendo reconhecida por sua qualidade, ainda reforça mensagens importantes.

Mais sobre Nickel Boys: trama, elenco e onde assistir

Durante a década de 1960, época em que as leis segregacionistas dos Estados Unidos estavam em seu ápice, os jovens negros Elwood e Turner acabam sendo enviados para um reformatório juvenil na Flórida, que é conhecido por ser um local extremamente violento.

Só que mesmo presos neste terrível ambiente, os garotos cultivam uma amizade tão forte que ela se torna um refúgio de esperança e carinho para a dupla. Enquanto isso, do lado de fora, um iminente Movimento pelos Direitos Civis começa a tomar forma.

O elenco do filme conta com nomes como Ethan Herisse, Brandon Wilson, Aunjanue Ellis-Taylor, Hamish Linklater, Fred Hechinger, Jimmie Fails, Ethan Cole Sharp, Daveed Diggs, entre outros. Nickel Boys será lançado no Prime Video a partir do dia 27 de fevereiro. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.