Marvel: Stan Lee completaria hoje 100 anos
Uma das maiores lendas, o criador dos quadrinhos Stan Lee completaria 100 anos nesta quarta-feira (28). O cartunista ficou à frente da Marvel Comics por décadas e é sinônimo das produções da editora. Lee foi responsável por criar alguns dos personagens mais importantes das HQs da Marvel, além de ter sido fundamental para as adaptações deles nos cinemas.
Entre os personagens criados estão o Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, X-Men e o Quarteto Fantástico. Stan Lee faleceu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, e além dos personagens citados, também foi responsável pela cocriação de cerca de 100 heróis e vilões do Universo Marvel.
Conheça a história de Lee
A família de Stan Lee era de classe baixa, e passou boa parte de sua infância morando no Bronx, na periferia de Nova York. Desde de pequeno sempre teve interesse em escrever, e seu grande sonho era ser um grande romancista. Começou escrevendo obituários em jornais e em 1939, foi assistente na editora Timely Comics, que tinha revistas com histórias em quadrinhos.
Em 1960 a editora evoluiu para Marvel Comics, e foi contratado oficialmente para escrever nas HQs. Seu primeiro trabalho publicado foi um conto, ilustrado por Jack Kirby, em 1941, o “Captain America: Foils the Traitor’s Revenge, surgindo o primeiro super-herói de sua carreira. Na época, a editora Timely Comics introduziu o escudo do Capitão América como arma de arremesso.
Na transição para a mudança da Marvel, Lee percebeu que teria que dar aos seus super-heróis uma humanidade defeituosa, e com isso, criou ideias e arquétipos de pré-adolescentes, com problemas não tão sérios, conquistando o público jovem. Na marvel, foi escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e até ator. Como editor-chefe e presidente da Marvel Comics, ele fazia questão de fazer aparições nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
Tendo sempre ao seu lado Jack Kirby e Steve Ditko, criou a base para os maiores filmes de sucesso da produtora, além de trilhar o caminho para o multiverso e narrativas interconectadas da Marvel. Hoje, a empresa fatura milhões, e só nos últimos anos, dos cinemas somam cerca de US$ 131 bilhão em bilheterias.