Em 2005, o escritor e jornalista John Grogan lançou o livro “Marley & Eu” (“Life and Love with the World’s Worst Dog”), tornando-se um sucesso de vendas. Baseado em fatos reais, o autor relatou suas próprias experiências, de quando adotou um filhote de labrador, junto com sua esposa, contando a vida e o amor de ser dono do “Pior Cão do Mundo”.
Com uma narrativa em primeira pessoa, Grogan contou como foi ter Marley em suas vida durante 13 anos, juntamente com seus três filhos, Patrick, Connor e Colleen.
Em 2008, foi a vez da versão cinematográfica conquistar o mundo. Estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston, o filme trouxe a história do casal recém-casado que começa a sentir as responsabilidades da nova vida. John e Jennifer Grogan trabalham em jornais concorrentes, e um amigo de John o aconselha a adotar um cachorro para animar a casa.
John aceita o conselho e adota um filhote de labrador de 5 kg. Rapidamente, ele se torna um cão de 45 kg, atrapalhado e cheio de energia, tornando-se membro da família. Tanto no livro como no filme, o espectador pode acompanhar as fases do cãozinho e se apegar ao jeito brincalhão dele.
Mais detalhes de Marley & Eu
O Brasil teve um papel fundamental no sucesso do livro de John Grogan, onde o autor vendeu cerca de 1,1 milhão de livros no país na época. Em 2016, foi lançada uma edição comemorativa, publicada pela HarperCollins, e o escritor não se esqueceu da importância dos brasileiros, escrevendo uma dedicatória exclusiva para os leitores do país.
Em mensagem publicada pelo portal UOL, o autor escreveu:
“Obrigado, Brasil, por abraçar a mim e ao meu cachorro maluco. Obrigado por tornar minha simples história em um sucesso internacional. Obrigado por me fazer sentir parte de suas famílias e um honrado cidadão do seu país.”