Nesta terça-feira, dia 24, foram anunciados os indicados ao Oscar, com grande destaque para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, (onze indicações), Nada de Novo no Front e Os Banshees de Inisherin (nove indicações cada). Porém, algumas surpresas pintaram, entre elas o drama Living.
O filme britânico foi indicado em duas categorias. O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2017, Kazuo Ishiguro, escreveu a adaptação do roteiro, recendo indicação a Melhor Roteiro Adaptado, enquanto Bill Nighy foi indicado ao prêmio de Melhor Ator.
Ishiguro adaptou o roteiro do filme Viver (Ikuru, no original), de 1952 e dirigido pelo lendário Akira Kurosawa. Por sua vez, o roteiro do japonês teve como base o livro russo A morte de Ivan Ilitch, de Leo Tolstoi, lançado em 1886.
Living: saiba mais sobre o filme
O drama britânico tem direção de Oliver Hermanus e conta com Aimee Lou Wood, Alex Sharp e Tom Burke no elenco, além, claro, de Bill Nighy no papel principal. O ator interpreta Mr. Rodney Williams, um homem sério nos anos 50, cuja vida muda completamente ao receber um diagnóstico terrível. Assim, Williams passa a buscar o sentido de sua existência e parte em uma jornada para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.
Living estreou em novembro de 2022 no Reino Unido, mas não fechou nenhum contrato de distribuição no Brasil. Assim, o filme não possui uma data de estreia nos cinemas brasileiros. Confira abaixo o trailer.