Na noite deste domingo, dia 12, aconteceu a cerimônia de premiações do Oscar 2023. Sem muitas polêmicas – dessa vez não teve nenhum tapa na cara -, a noite ocorreu de maneira tranquila, com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo confirmando seu favoritismo na categoria de Melhor Filme.
A cerimônia foi atrativa, também, para os fãs da franquia Harry Potter. Embora o último filme tenha sido lançado em 2022, não foi pela saga do bruxo que as indicações aconteceram.
Brendan Gleeson, Bill Nighy, Colin Farrell e John Williams foram indicados. Os três primeiros por suas performances com atores, enquanto Williams como compositor. Gleeson foi responsável por dar vida a Alastor “Olho-Tonto” Moody, enquanto Bill NIghy interpretou Rufo Scrimgeour.
Já na trilogia recente de Animais Fantásticos, Colin Farrell interpretou Percival Graves. John Williams foi o responsável pela trilha sonora dos três primeiros filmes de Harry Potter, incluindo a icônica composição de Hedwig’s Theme.
Oscar 2023: o que os indicados de Harry Potter fizeram
Brendan Gleeson e Colin Farrell se reuniram em Os Banshees de Inisherin, sendo indicados a Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Ator, respectivamente. Embora ambos tenham atuado na franquia Harry Potter, os dois não fizeram parte da mesma saga e não atuaram juntos.
Já Bill Nighy foi indicado a Melhor Ator por sua performance em Living. John Williams reuniu-se novamente com Steven Spielberg, compondo a trilha sonora de Os Fabelmans.