A 82ª edição do Globo de Ouro deste ano gerou grandes surpresas ao anunciar o grande vencedor do prêmio de “Melhor Filme de Animação”. Isso porque mesmo com concorrentes como Robô Selvagem e Divertida Mente 2, uma produção criada na Letônia, na Bélgica e na França foi a grande felizarda.
Intitulado de Flow, o longa foi dirigido pelo cineasta Gints Zilbalodis , que coescreveu o roteiro ao lado de Matīss Kaža. Além de ter conquistado o Globo de Ouro em 2025, a animação também vem sendo aclamada pela audiência, arrecadando notas altíssimas em sites agregadores de crítica.
Desenvolvido totalmente no software Blender, Flow é uma animação sem diálogos, mas que consegue debater temas maduros e profundos em sua trama. E apesar de ser protagonizado por animais, o filme aposta em representações mais realistas das criaturas.
No momento, o longa vem dando andamento em sua distribuição internacional, e isso também inclui a chegada ao Brasil. Distribuído pela Mares Filmes e Alpha Filmes, Flow está previsto para ser lançado nos cinemas nacionais a partir do dia 30 de janeiro, e promete ser uma das estreias do ano.
Mais sobre Flow: trama e trailer oficial
Após ter sua casa devastada por uma grande enchente, um gato preto vaga pelo mundo em busca de um novo lar. Ele acaba encontrando refúgio em um barco que está povoado por diversas espécies de animais, no qual as criaturas aprenderam a conviver entre si.
Apesar das diferenças, o gato precisa se unir a seus novos aliados para sobreviver enquanto eles enfrentam diversos desafios e perigos em sua trajetória. Juntos, eles desbravam diversas paisagens místicas e aprendem cada vez mais um sobre o outro.
Como a animação não possui diálogos, não há um elenco de dublagem para o filme. Neste caso, a história da animação ganhadora do Globo de Ouro é complementada pela trilha sonora original de Rihards Zalupe. Assista ao trailer de Flow: