Filme que pode ganhar de Ainda Estou Aqui no Oscar vira polêmica e diretor acaba pedindo desculpa aos mexicanos

Apesar de Ainda Estou Aqui ter sido um verdadeiro fenômeno brasileiro no cinema internacional, o filme de Walter Salles possui um concorrente direto, principalmente no quesito de melhor filme em língua estrangeira. Isso porque Emilia Pérez, de Jacques Audiard, vem se destacando nas premiações.

Mas apesar de estar em uma posição de destaque entre os favoritos do Oscar 2025, a comédia musical se tornou alvo de polêmicas desde quando foi lançado no Festival de Cannes no ano passado, dividindo opiniões da crítica e do público, apesar de estar sendo exaltado por grandes nomes da indústria.

Possivelmente, uma das mais latentes foi a representação do México no filme, que foi quase todo produzido na França e não conta com atores mexicanos em seu elenco central. Inicialmente, Audiard defendeu Emilia Pérez, alegando “já entender o necessário” sobre o país para produzir o filme.

Porém, recentemente o cineasta voltou atrás e decidiu se desculpar com o público mexicano. “Se algo em Emilia parece ofensivo, peço desculpas. Meu objetivo não era dar respostas. O cinema não responde; ele questiona. Talvez as perguntas do filme estejam erradas, mas achei interessante explorá-las. Não quis ser pretensioso”, disse ele durante uma entrevista na Cinemateca Nacional do México.

Muitas pessoas se manifestaram a favor de Audiard, alegando que o cineasta não precisava se desculpar. De qualquer modo, as polêmicas parecem ter afetado muito pouco o desempenho de Emilia Pérez, que atualmente, lidera as indicações do BAFTA 2025, concorrendo em 15 categorias.

Mais sobre Emilia Pérez: trama e elenco do filme

A ambiciosa advogada Rita sonha em ascender em sua carreira, mas seu corrupto escritório não é o lugar para que ela conquiste seu objetivo. Até que um dia, sua grande chance de brilhar surge de uma forma totalmente inusitada.

Juan “Manitas” Del Monte, um chefão do tráfico mexicano pede a ajuda de Rita para deixar seu passado para traz se tornar Emilia Pérez, a mulher que nasceu para ser. Apesar de relutante, a advogada concorda em ajudar, mas o ato pode gerar grandes consequências.

O elenco do filme conta com nomes como Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña, Selena Gomez, Édgar Ramírez, Adriana Paz, Mark Ivanir, Agathe Bokja, Anabel Lopez, Yohan Lévy, James Gerard, entre outros. Emilia Perez chega aos cinemas nacionais no dia 6 de fevereiro. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.