No dia 5 de abril, estreou na plataforma da Netflix o filme “A Grande Entrevista” (Scoop), um drama biográfico que conta como foi o processo da entrevista do príncipe Andrew para a BBC, em 2019. Na época, o monarca estava envolvido em uma série de polêmicas e a entrevista foi o estopim para revelar informações confidenciais do príncipe e a sua proximidade com com o pedófilo condenado Jeffrey Epstein.
Desde que estreou no streaming, o filme vem conquistando números positivos e atualmente ocupa o sétimo lugar no Top 10. Estrelado por Gillian Anderson, Keeley Hawes, Billie Piper e Rufus Sewell, o drama contou com a direção de Philip Martin e teve o roteiro assinado por Peter Moffat e Geoff Bussetil, responsáveis por adaptar o livro ‘Scoops: Behind the Scenes of the BBC’s Most Shocking Interviews’, de 2022, que foi escrito pelo ex-editor do Newsnight Sam McAlister.
Mais detalhes de A Grande Entrevista
Quando se trata da Família Real Britânica, qualquer assunto se torna notícia, principalmente na Europa. Em 2019, a jornalista Emily Maitlis foi a responsável por entrevistar o príncipe Andrew e garantir o “furo da década”, ao conseguir informações importantes da amizade que ele tinha com o condenado, além das acusações do próprio Andrew com uma menor de idade.
Um dos principais destaques do filme é mostrar como foi os bastidores dessa entrevista. Em uma conversa com a Netflix, o diretor Philip Martin explicou como ele quis elaborar essa história da melhor maneira possível para que passasse a mensagem idealizada: “Quero colocar o público dentro da sequência de eventos de tirar o fôlego que levou à entrevista…para contar uma história sobre uma busca por respostas, em um mundo de especulação e lembranças variadas”.
Ainda na entrevista, o cineasta fez uma análise sobre “poder, privilégio e perspectivas diferentes, e como – seja em palácios brilhantes ou em redações de alta tecnologia – julgamos o que é verdade”.