Seja por conta dos impressionantes recordes de bilheteria ou das avaliações amplamente positivas da crítica e do público, os filmes Divertida Mente 2 e Robô Selvagem estavam cotados como as animações de 2024 que, certamente, levariam um Oscar. E o Globo de Ouro poderia definir o possível ganhador.
Contudo, a 82ª cerimônia de entrega dos prêmios da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood surpreendeu a todos ao anunciar o vencedor do troféu de “Melhor filme de animação”. Isso porque Flow, uma produção independente dirigida pelo cineasta letão Gints Zilbalodis foi a felizarda da noite.
Coescrito por Zilbalodis e Matīss Kaža, o longa foi produzido totalmente no software Blender e não contém absolutamente nenhum diálogo. Ainda assim, ele recebeu diversos prêmios ao redor do mundo, incluindo o Globo de Ouro, além de também ter sido aclamado pela crítica.
Diferente de outras produções animadas, Flow optou por apresentar animais mais realistas, apesar de acompanhar as fantásticas aventuras de um gato. Ao longo da trama, o longa ainda explora temas maduros, e se destaca por sua forma inovadora de contar sua história.
Flow também foi selecionado como a entrada letã de Melhor Longa-Metragem Internacional para a 97ª edição do Oscar. E embora os indicados estejam previstos para serem revelados somente no dia 17 de janeiro, não é difícil imaginar a animação figurando entre eles.
Mais sobre Flow: detalhes sobre o filme premiado
Quando um grande dilúvio devasta o planeta, um gato encontra refúgio em um barco que está povoado por diversas espécies de animais. Para sobreviver, estas criaturas aprendem a conviver entre si, superando suas diferenças ao longo de sua jornada.
Navegando por diversas paisagens místicas, eles enfrentam diversos desafios e perigos em seu caminho, mas as habilidades de cada animal presente na tripulação os ajudará a resolver seus problemas enquanto eles vagam em busca de um novo lar.
Por não ter diálogos, o filme não conta com um elenco de dublagem. Contudo, Flow conta com uma trilha sonora original de Rihards Zalupe para complementar sua trama. O ganhador do Globo de Ouro chega aos cinemas nacionais no dia 30 de janeiro. Assista ao trailer: