Apesar da empolgação com o filme Ainda Estou Aqui, que está disputando em três categorias no Oscar 2025, incluindo o prêmio de Melhor Filme, esta não é a primeira vez que o cineasta Walter Salles representa o cinema nacional na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Amplamente considerado um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos, Salles começou sua carreira ao longo dos anos 90 e já dirigiu quase 15 filmes. Mas apesar de seu filme mais recente ter lhe garantido sua 4ª indicação ao Oscar, o cineasta já teve uma produção rejeitada pela comissão.
Em 2004, ele dirigiu o interessantíssimo Diários de Motocicleta, que contou com roteiro de José Rivera e Alberto Granado e foi baseado nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara. Elogiado pela crítica, o longa foi submetido ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2005.
Contudo, a Academia acabou negando, com base em sua regras rigorosas de elegibilidade para a categoria. Por ser uma coprodução entre Brasil, Argentina, Peru, Chile e Estados Unidos, foi determinado que Diários de Motocicleta não apresentava elementos suficientes de um único país para se qualificar.
Curiosamente, a produção acabou garantindo um Oscar de Melhor Canção Original por conta da música “Al otro lado del río”, de Jorge Drexler. Além disso, Diários de Motocicleta foi indicado para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em prêmios como o BAFTA e o Globo de Ouro.
Mais sobre Diários de Motocicleta: trama, elenco e onde assistir ao filme de Walter Salles
Em meados de 1952, o jovem estudante de medicina Che Guevara decide embarcar em uma viagem de motocicleta pela América do Sul ao lado de seu amigo, Alberto Granado. Durante oito meses, eles passam por diversos lugares, até que o veículo quebra.
Com isso, a dupla então decide seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Ao chegar em Machu Pichu, no Peru, Guevara e Granado encontram uma colônia de leprosos e passam a questionar o progresso econômico da região.
O elenco do filme conta com nomes como Gael García Bernal, Rodrigo de La Serna, Mercedes Morán, Jean Pierre Noher, Lucas Oro, Marina Glezer, entre outros. Diários de Motocicleta não está disponível para streaming, mas pode ser encontrado no YouTube em qualidade inferior. Assista ao trailer: