“Maze Runner – Correr ou Morrer” foi o primeiro filme da franquia “Maze Runner”, trazendo a história de Thomas, um jovem que acorda em um lugar desconhecido e sem memória.
Em um mundo pós apocalíptico e utópico, Thomas está em uma comunidade onde outros jovens também estão no mesmo local. Além de não entender como foi parar ali, ele também terá que enfrentar um labirinto gigante feito por cientistas que prometeram à sociedade achar a cura para a destruição que o Sol causou no mundo.
Mas tudo muda quando Teresa sai do labirinto e trás consigo um bilhete com a informação de que será a última a ser mandada para o desafio. Assim, Thomas tenta unir todos para tentar escapar do local e achar uma saída do labirinto, antes que tudo dê errado.
Diretor fala sobre escolha pelo protagonista
Thomas foi interpretado por Dylan O’Brien, mas o diretor do filme Wes Ball revelou que ele não era sua primeira opção. Em uma entrevista, Ball afirmou que ficou receoso por escolher O’Brien, pois achava que o ator não aparentava ser vulnerável como o personagem era descrito, mas, no final, ele conseguiu compor o papel.
“No início, eu não achei que ele (Dylan O’Brien) seria o cara para mim. Eu tinha uma ideia muito diferente na minha cabeça do que Thomas ia ser. Ele ia ser esse garoto vulnerável que aparece neste lugar, que está emocionalmente fraco e com medo.
No final do filme, ele se torna este homem corajoso, ou pelo menos, jovem. Eu sabia que o Dylan poderia ser um personagem muito forte e envolvente, mas ele poderia ser essa pessoa vulnerável? Será que ele chegaria até lá? Felizmente, ele conseguiu.”