Em 2023, a Netflix disponibilizou em seu catálogo o documentário O Diabo no Tribunal, baseado no caso de David Glatzel e Arne Johnson, investigado pelo casal Ed e Lorraine Warren. Dirigida por Chris Holt, a produção investiga com detalhes os eventos reais que inspiraram o filme Invocação do Mal 3.
Em alguns trechos do documentário, onde se há uma menção sobre possessões e as “sessões de descarrego” feitas ao redor do mundo, foram utilizados registros do bispo Edir Macedo, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Com isso, o religioso decidiu mover uma ação contra o streaming.
Junto de seu genro, Renato Costa Cardoso, Macedo pediu uma tutela de urgência para que O Diabo no Tribunal fosse retirado de circulação, alegando que sua imagem prejudicada pela repercussão da obra e as imagens foram utilizadas sem seu consentimento. Entretanto, o pedido foi indeferido.
De acordo com a juíza Paula da Rocha e Silva, a Justiça de São Paulo, não ocorreu a existência de dano grave que justificasse a censura ao conteúdo. Além disso, a Netflix alegou que as imagens utilizadas no documentário estão disponíveis publicamente através do YouTube.
Além disso, os trechos são curtos e não mostram os rostos de Macedo e Cardoso, tornando “a identificação quase imperceptível”. E vale destacar que o documentário não tem como foco a atuação da Igreja Universal mas, sim, a história verídica que inspirou o filme da famosa franquia da Blumhouse.
Mais sobre O Diabo no Tribunal: detalhes sobre o documentário da Netflix
Em 1981, Arne Cheyenne Johnson foi acusado de homicídio após matar seu patrão, Alan Bono. Contudo, durante seu julgamento, ele alegou ter sido possuído por uma força sobrenatural que o obrigou a cometer o ato. E isso deu origem a um dos casos mais famosos do casal Warren.
Por meio de reconstituições, relatos em primeira mão e gravações caseiras, o documentário investiga os desdobramentos do crime desde a suposta possessão do jovem David Glatzel até o ato cometido por Johnson. O Diabo no Tribunal está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: