Dozier School for Boys: o reformatório que inspirou o filme Nickel Boys

Dirigido e coescrito por RaMell Ross, o filme Nickel Boys foi amplamente aclamado pela crítica e público, além de ter sido indicado para diversas premiações de peso da indústria, incluindo o Globo de Ouro e o Oscar. E é inegável que a trama do longa está entre os fatores mais marcantes.

Afinal, além de ser ambientada em um período nebuloso da história dos Estados Unidos, em que as leis segregacionistas dominavam o país, a produção ainda tem como pano de fundo o Dozier School for Boys, um reformatório da Flórida conhecido pelo tratamento abusivo aos alunos.

Vale destacar que, embora a trama de Nickel Boys não acompanhe uma história real, ela retrata diversos elementos reais nas telas, e o infame reformatório é um deles. Fundado no dia 1º de janeiro de 1900, o Dozier School foi a maior instituição de recuperação juvenil dos Estados Unidos.

Todavia, de acordo com diversos ex-internos, abusos psicológicos e físicos faziam parte do dia a dia no local, que aos poucos, se tornou uma verdadeira prisão. Inclusive, depois de mais de 100 anos em atividade, o reformatório foi fechado em 2011, e dezenas de corpos foram encontrados por autoridades.

Os incidentes que ocorreram no local foram tão terríveis que, em abril de 2017, o senador Darryl Rouson pediu desculpas publicamente aos familiares das vítimas. “Esses ossos contam a história. Eles contam uma história vergonhosa […] Nós pedimos desculpas”, disse o senador (via BBC).

Mais sobre Nickel Boys: trama e elenco do filme

Durante o ápice da implementação das leis segregacionistas de Jim Crow, os jovens Elwood e Turner são enviados para um reformatório da Flórida que ficou conhecido por ser um lugar extremamente brutal. Isso porque o local é palco de atos violentos terríveis contra seus internos.

Todavia, mesmo tendo personalidades opostas, a dupla acaba forjando uma forte amizade, que se torna um refúgio de esperança e carinho em meio ao terrível ambiente em que vivem. Enquanto isso, do lado de fora, um iminente Movimento pelos Direitos Civis começa a tomar forma.

O elenco do filme conta com nomes como Ethan Herisse, Brandon Wilson, Aunjanue Ellis-Taylor, Hamish Linklater, Fred Hechinger, Jimmie Fails, Ethan Cole Sharp, Daveed Diggs, entre outros. Nickel Boys será lançado no Prime Video a partir do dia 27 de fevereiro. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.