Lançado originalmente em 2024, o filme Dona Elza foi dirigido por Diego da Costa e Hiro Ishikawa, e foi a escolha da sessão Tela Quente desta segunda-feira (10) na TV Globo. Com cerca de 50 minutos de duração, a produção é um média-metragem baseado em uma história inspiradora.
Isso porque, para desenvolver a trama do filme, Diego tomou conhecimento da trajetória de Zélia, uma moradora de Campinas, apresentada ao cineasta pela professora de teatro e pesquisadora Márcia Beatriz Bello. Com isso, ele começou a idealizar a produção.
Em entrevista, os criadores de Dona Elza já relataram que seu projeto explora o poder da arte na vida das pessoas. “[…] Um filme sobre a força, a potência e a necessidade da arte em todos nós. É através dessa personagem [Elza] que contaremos a história de que a arte está completamente entrelaçada a nossa existência e a qualquer momento da vida ela pode ser transformadora” (via Adoro Cinema).
Dona Elza foi lançado por conta de uma chamada para projetos regionais da EPTV Campinas, que visa fomentar a arte local. Com isso, o filme conta com uma equipe formada por profissionais da região e de mais de dez cidades do interior paulista, e conta a história de uma importante figura local.
Mais sobre Dona Elza: trama, elenco e onde assistir ao filme
Após anos se dedicando à carreira de professora, Elza se aposentou e passou a viver de forma simples junto de sua família na cidade de Campinas, em São Paulo. Desde então, ela passou a se dedicar a cuidar de sua casa, seu marido, filhos e netos, o que impactou profundamente sua vida.
Isso porque Elza vive praticamente isolada, totalmente alheia aos círculos sociais. Porém, seu marido acaba morrendo, e com isso ela decide mudar radicalmente sua vida. Elza então acaba conhecendo um grupo de teatro, que a faz embarcar em uma jornada de autodescobrimento através da arte.
O elenco do filme conta com nomes como Teca Pereira, Teka Romualdo, Daniel de Almeida, Esio Magalhães, Paulo Pinheiro, entre outros. Dona Elza não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas conforme citado, será exibido pela TV Globo. Assista ao trailer: