É comum usarmos “Marvel” e “MCU” como sinônimos, mas os termos se referem a coisas diferentes. Afinal de contas, qual a diferença entre eles?
Quando falamos da Marvel, estamos nos referindo à empresa e à marca como um todo, incluindo a editora, o estúdio, etc. Já quando falamos de “MCU”, estamos usando a sigla “Marvel Cinematic Universe” (“Universo Cinematográfico da Marvel”, em português), em referência ao universo dos filmes e séries da Marvel Studios, que são interconectados. O MCU começou em 2008, com “Homem de Ferro”, e seu lançamento mais recente foi a série “Agatha Desde Sempre” (2024).
Quais as diferenças entre o universo da Marvel nos quadrinhos e o MCU?
Além de serem meios diferentes – quadrinhos e filmes/séries -, a principal diferença entre a Marvel Comics e o MCU é a longevidade. Apesar de ter seus 16 anos de idade, o MCU é jovem em comparação ao universo Marvel dos quadrinhos, que surgiu lá em 1939.
Justamente por isso, a Marvel Comics tem muito (MUITO) mais história, personagens, arcos extensos e complexos. Na hora de adaptar seus personagens para as telonas, o MCU costuma fazer várias mudanças, retirando inspiração de histórias diferentes para construir uma narrativa única para seus heróis.
A série “WandaVision” (2021), por exemplo, misturou inspiração da série de HQs “The Vison”, do arco “Dinastia M”, de “Scarlet Witch: Witches ‘Road”, de “The Vision and the Scarlet Witch”, entre outras HQs.
“O MCU tornou os personagens e histórias da Marvel mais acessíveis a um público mais amplo. Nem todo mundo tem tempo ou inclinação para mergulhar em décadas de tradição em quadrinhos. Os filmes fornecem um ponto de entrada para novos fãs e oferecem uma versão condensada do Universo Marvel que é mais fácil de seguir”, afirma análise do Entertainment Store.
Fonte: Entertainment Store.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.