Embora o Brasil venha investindo cada vez mais em reality shows, é inegável que o Big Brother Brasil é um dos mais populares do país, estando no ar na televisão nacional há pelo menos 23 anos. E, recentemente, o programa deu início à sua 25ª edição na TV Globo.
Entretanto, diferente das edições anteriores, o BBB 25 acabou batendo um recorde negativo na emissora por conta de sua audiência. Isso porque, de acordo com o portal TV Pop, o reality sofreu uma brusca queda durante a exibição de seu primeiro episódio, lançado na segunda-feira (13).
Apesar de ter iniciado com 23,9 pontos, até o fim de sua exibição, o programa perdeu mais de 2 milhões de espectadores, se encerrando com 13,7 pontos de audiência. E considerando que o BBB sempre conseguiu manter uma boa retenção ao longo de suas edições, a situação é preocupante.
Mesmo que o número de espectadores tenha reduzido com o tempo, de acordo com os dados da Kantar Ibope Media, a 25ª edição do programa se tornou oficialmente a de menor audiência. Mas considerando que o reality ainda está em fase de adaptação após as mudanças na emissora, é provável que o BBB ainda tenha uma chance de recuperar sua relevância.
Por que a audiência do “BBB 25” foi baixa?
Desinteresse não é a única resposta para o problema que a nova edição do BBB vem enfrentando. Afinal, reality shows continuam sendo produções relevantes, e a produção da Globo continua sendo um dos mais famosos do país. Contudo, as mudanças podem ter sido um dos fatores impactantes.
Vale lembrar que esta é a primeira edição do programa sem a participação de Boninho, o diretor que comandou o BBB ao longo dos anos. Aparentemente, as mudanças que a emissora adotou parecem não estar agradando os espectadores a princípio.
Além disso, a ascensão das plataformas de streaming também podem ter afetado o desempenho do reality. Afinal, foi apurado que, durante a estreia do BBB 25, plataformas como a Netflix registraram uma média significativa de 12,4 pontos, competindo diretamente pela atenção do público.