Em 2016, a DC Studios lançou nos cinemas “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, marcando o primeiro live-action com os dois personagens juntos, assim como a primeira representação cinematográfica em live-action de Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue.
Na trama, acompanhamos o confronto entre Superman e Zod em Metrópolis, resultando em muita destruição e deixando a população mundial dividida sobre a presença de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram Superman um novo deus, também existiam pessoas que achavam a sua presença perigosa, já que era um ser com tanto poder, mas sem controle.
Entre essas pessoas está Bruce Wayne, que passa a questionar as condutas do Homem de Aço. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele decide enfrentar o Superman, enquanto todos se perguntam que tipo de herói a humanidade precisa.
Quem vence no final: Superman ou Batman?
Na batalha final, os dois super-herois protagonizam cenas extremas, onde Superman joga o Batman em prédios, mas o Homem Morcego decide usar granadas de gás de kryptonita, fazendo com que tenha uma certa vantagem contra o Homem de Aço. Enfraquecido, Batman tem a chance de acabar com o Superman com uma lança de kryptonita.
Mas, no momento em que estava para matá-lo, o Superman sussurra para que Batman proteja a sua mãe, que estava sendo mantida em refém no momento da luta. O Homem Morcego fica sentido com a situação, pois Martha também era o nome de sua mãe e Bruce decide fazer uma pausa, poupando Clark depois que Lois Lane chega a tempo de explicar a situação completa.
Para quem assistiu a produção, sabe que o Batman tinha condições de ter matado o Superman, porém, ele mudou de ideia depois de saber mais informações.