Nesta quarta-feira (22/01), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Arremesso de Ouro”, um drama esportivo baseado em uma história real sobre um grupo de jogadores de críquete que tem a vida transformada quando são escalados para jogar beisebol.
Estrelada por Jon Hamm, acompanhamos a história de J.B. Bernstein, um agente esportivo que está passando por um momento ruim na carreira, com muitas baixas. Para tentar mudar isso, ele decide ir à Índia para recrutar um jogador de críquete para jogar beisebol nos Estados Unidos. Mas, para alcançar as vitórias, eles terão que enfrentar uma série de desafios para se tornarem grandes jogadores de beisebol.
Conheça a história real por trás de Arremesso de Ouro
O drama contou com a direção de Craig Gillespie, a partir do roteiro escrito por Tom McCarthy, que teve como inspiração a história real dos arremessadores de beisebol Rinku Singh e Dinesh Patel, que foram descobertos pelo agente esportivo JB Bernstein após vencerem uma competição de reality show.
Os jogadores indianos de críquete chegaram aos Estados Unidos em 2008 e foram descobertos pelo agente esportivo através do ‘Million Dollar Arm’, um curioso concurso televisionado na Índia. Na época, JB Bernstei foi atrás dos meninos por causa dos resultados ruins que estava apresentando e teve a ideia de buscar novos talentos fora dos EUA. Assim, decidiu visitar a Índia para conhecer um jogador de críquete que pudesse ser treinado para jogar como arremessador de beisebol, explicou o New York Post.
Na época, o agente esportivo explicou ao portal como foi esse processo: “Eu subscrevo a filosofia de que Yao Ming [ex-jogador da NBA] é o caminho para construir a popularidade de um esporte em um país. Você encontra um cara de um país que não tem muitas histórias de sucesso esportivo nos EUA, traz esse cara e [as pessoas de seu país] começam a segui-lo. De repente, as transmissões e as vendas de camisas começaram a bate”.
Apesar da ideia ter sido revolucionária, não foi uma tarefa fácil, pois cerca de 38 mil indianos compareceram para tentar disputar as grandes ligas americanas. Mas, quem se destacou foi Rinku Singh ao lançar uma bola a 140 km/h. O segundo jogador Dinesh Patel chegou a ser selecionado, mas nos Estados Unidos não conseguiu fechar um contrato sólido e foi dispensado.