A Teoria de Tudo: qual é a doença que Stephen Hawking tem no filme

Dirigido por James Marsh, o filme A Teoria de Tudo, que foi exibido pela Sessão da Tarde desta terça-feira (25) na TV Globo, foi lançado originalmente em 2015 e levou para as telas uma nova perspectiva sobre a história do físico teórico Stephen Hawking, um dos mais renomados cientistas do século.

Isso porque o longa se baseia no livro Traveling To Infinity: My Life With Stephen, escrito pela ex-esposa de Stephen, Jane Hawking, e aborda mais detalhes sobre a vida pessoal do cientista. E embora algumas liberdades tenham sido tomadas em ambas as adaptações, muitos tópicos foram adaptados ipsis litteris.

Um deles foi a doença enfrentada por Stephen, diagnosticada em 1985, quando ele tinha apenas 21 anos. Conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença do neurônio motor ou doença de Lou Gehrig, a condição foi a responsável por debilitar o cientista ao longo dos anos.

Apesar de normalmente não afetar as funções cognitivas, a doença paralisa progressivamente os músculos do corpo, resultando em dificuldades de fala, deglutição, e, por fim, de respiração. Na época, Stephen ouviu dos médicos que não teria mais do que dois anos de vida pela frente.

Mais sobre A Teoria de Tudo: trama, elenco e onde assistir o filme

Anos antes de se tornar um grande cientista, o jovem Stephen Hawking estava dedicado em produzir suas primeiras teses. Neste período, seus caminhos se cruzam com os de Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa.

Mas a vida de Stephen sofre um grande impacto depois que ele é diagnosticado com uma doença motora degenerativa. Apesar disso, ele decide continuar se dedicando não só ao seu trabalho, mas também ao relacionamento com Jane, que permaneceu ao lado dele.

O elenco do filme conta com nomes como Eddie Redmayne, Felicity Jones, Charlie Cox, David Thewlis, Simon McBurney, Emily Watson, entre outros. A Teoria de Tudo está disponível no catálogo da Netflix e Prime Video. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.