A Teoria de Tudo é baseado em fatos reais? A verdade por trás do filme

Lançado em 2014, o filme “A Teoria de Tudo” é uma adaptação do livro “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, que foi escrito por Jane Hawking, que descreve seu relacionamento com o físico teórico Stephen Hawking e como ele superou uma série de desafios por causa do diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA).

No filme, acompanhamos a história biográfica de Stephen Hawking, um jovem astrofísico que se destaca rapidamente na vida acadêmica por apresentar estudos avançados sobre o tempo. Enquanto isso, ele também conhece Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. A vida deles mudou quando aos 21 anos, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

Mais detalhes da história real por trás de A Teoria de Tudo

Apesar do filme ser baseado em fatos reais, é importante ressaltar que é uma adaptação de um livro sobre as memórias de Jane, publicado em 2007, mas essa versão foi revisada. Em 1999, em “Music to Move the Stars”, o casamento de Jane com Stephen Hawking teve uma versão mais negativa, mas o próprio astrofísico ressaltou que o longa-metragem era “amplamente verdade”.

Para ter o máximo de autenticidade possível, o diretor James Marsh afirmou que tentaram reproduzir tudo que tinham com detalhes: “Quando tínhamos fotografias e filmagens documentais de Stephen relacionadas à nossa história, tentávamos reproduzi-las da melhor maneira possível”. 

Inclusive, Eddie Redmayne que venceu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação, se encontrou com o próprio Hawking no qual comentou: “Mesmo agora, quando ele não consegue se mover, você ainda pode ver tanta efervescência em seus olhos”, exaltando o quanto foi desafiante interpretá-lo: “O verdadeiro problema em fazer um filme é que, claro, você não filma cronologicamente. Então, era sobre ter que realmente tentar mapear sua deterioração física [para] poder entrar nisso no dia a dia, enquanto ao mesmo tempo mantém essa centelha, sagacidade e humor que ele tem”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.