Nada contra músicas com pouca letra, entretanto, essa definitivamente não é uma características das composições de Liniker, conhecida por suas poesias completas. Hoje, exploraremos Calmô, mais uma música profunda da artista.
Significado de Calmô
Pela manhã, quando você acorda
O teu sorriso tão ligeiro vem me despertar
Vagarosa, formosa menina
Tem calma, tem jeito, tem também
O coração tranquilo, coração de alguém
De alguém
Já nos primeiros versos, o eu lírico da canção mostra muito carinho pelo amado. Inclusive, mostramos como o compositor relaciona a outra pessoa com sentimentos. Ele faz isso, por exemplo, quando diz que “tem calma”.
É muito interessante notar como Liniker consegue juntar pessoas a sentimentos de forma tão natural e marcante em suas músicas. Sigamos…
Na casa antiga tinha até montanhas
E nas ruas da cidade tinha gente ali
Caminhando juntas
Nos versos que se sucedem, o autor parece fazer uma ligação a memórias afetivas vividas por ele.
Se pudéssemos fazer um resumo de todo significado de Calmô, diríamos que o compositor tenta fazer uma relação entre a calma e o ser amado.
Na verdade, podemos ir além, dizendo que essa “calma”, na verdade, é uma sensação que vem carregada de memórias afetivas, como as das pessoas caminhando juntas.
Não é raro ouvirmos que alguém “nos traz calma”, ou deixa transpassar isso. A pessoa a quem o autor dedica a canção parece ter justamente esse “poder”, de acalmar através da sua própria presença. Poético, não?!
Informações técnicas sobre Calmô
A faixa doi lançada no disco “Goela Abaixo”, álbum de 2019 do grupo “Liniker e os Caramelows”.
Além da músicas complexas que citamos anteriormente, o conjunto ficou conhecido por combinar muitos instrumentos e ritmos musicais, muitas vezes – e não poucas vezes -, dentro de uma mesma música.
Assim, eles ganharam notoriedade nacional, encabeçada por sua vocalista e líder, Liniker, que, atualmente, segue em carreira solo.