A segunda temporada de “Sombras e Ossos” chegou no catálogo da Netflix na última quinta-feira (16), continuando a história de Alina, uma jovem órfã que descobre ter poderes para salvar o mundo.
O seriado foi lançado em 2021, baseado nas obras literárias escritas pela autora Leigh Bardugo, que participou intimamente na primeira temporada. Entretanto, nessa continuação sua participação foi menor, e Bardugo justificou o motivo em uma entrevista ao site Collider:
“Fiz um trato comigo mesma que, se ganhássemos uma 2ª temporada, eu me afastaria do processo de adaptação. Decidi fazer isso para voltar a escrever meus livros. Eu simplesmente não tinha tempo!”
A saga “Grishaverso” é composta por 7 livros, tendo as seguintes franquias: Sombra e Ossos, Seis de Corvos e Rei das Cicatrizes. Cada saga possui um grupo diferente de personagens com narrativas individuais.
Outros motivos do afastamento da autora
Ainda sobre o assunto de deixar a Netflix comandar a história, Leigh Bardugo afirmou confiar no processo de adaptação do serviço de streaming, que criou uma identidade diferente dos seus livros, porém, fiel:
“A outra parte era algo do tipo: ‘Vocês já construíram o esqueleto da série. Provaram seu valor. Criaram uma coisa com vida própria’. Os atores trouxeram seu talento e identidade para esses personagens, e agora é hora de deixá-los viver separados dos livros.”
“O meu objetivo era deixar que a série se tornasse algo próprio e, em seguida, deixá-los (os roteiristas) criar a logística de como essas histórias, mundos e personagens iriam se encontrar novamente”, concluiu a autora.
Entenda qual saga a Netflix adaptou
Para a série, a Netflix usou a saga Sombra e Ossos, trazendo a história de Alina Starkov, uma jovem que descobre que possui poderes mágicos e pode invocar a luz do Sol. Ela vive em um mundo onde a escuridão permanece há muitos anos e decide procurar ajuda para combater o mal que possui o local.
A produção também mescla a história com personagens da saga Seis de Corvos, criando uma experiência diferente do livro, unindo as narrativas.