5 plot twists que NINGUÉM entendeu

Alguns filmes são feitos com o intuito de confundir o espectador. Seja com uma premissa não-linear, acontecimentos estranhos ou um final surpreendente, Hollywood tem a tendência de, ocasionalmente, produzir longas que deixam seu espectador bastante perdido.

Porém, há um estilo que costuma não apenas confundir, como também irritar os espectador. Estamos falando daqueles filmes com plot twists que absolutamente ninguém entende, deixando em aberto a resolução de tudo que aconteceu nas últimas duas horas. Mais do que isso, há os longas que fecham sua história, porém, sem sentido algum.

Plot twists que ninguém entendeu

Psicopata Americano

Dono de algumas das cenas mais clássicos do século, Psicopata Americano estreou em 2000 e trouxe às telas o ápice da vaidade masculina. Sempre em busca da perfeição e do sexo, Patrick Bateman passa a eliminar todos que julga obstáculos na sua vida. Assim, o investidor mata seu colega de trabalho e inicia uma senda de assassinatos.

Porém, quando chegamos na reta final do longa, o apartamento de Bateman, supostamente lotado de corpos, está limpo e o colega, supostamente assassinado, está em Londres a trabalho. Seria tudo imaginação do serial killer ou ao menos um dos assassinatos aconteceu de fato? Essa é a dúvida feita por espectadores há 24 anos.

O Iluminado

Um dos principais filmes da carreira de Stanley Kubrick, O Iluminado traz Jack Nicholson como um escritor que enlouquece ao alugar um hotel para escrever seu próximo livro. Após sua jornada de insanidade e consequente morte no frio congelante, a câmera mostra uma fotografia de um jantar do hotel, em 1921, com ninguém menos que Jack no centro.

Seria Jack um viajante no tempo? Ou um portador de alguma entidade sobrenatural? Ou, ainda, um espírito fadado a retornar ao Overlook Hotel e matar sua família em diferente gerações? Kubrick nunca respondeu e cabe aos espectadores decidirem em que pensar.

Planeta dos Macacos

Calma, não estamos falando da trilogia nova, muito menos dos filmes clássicos da década de 60 e 70. Em 2001, Tim Burton realizou a sua própria versão de Planeta dos Macacos. Ao contrário do final da obra original, o protagonista Leo, vivido por Mark Wahlberg, consegue finalmente voltar no tempo para sua realidade, na Terra.

Em Washington, o astronauta descobre que, no lugar do Lincoln Memorial, encontra-se uma grande estátua para o general símio Thade, significando o domínio dos macacos no planeta. Por conta da viagem no tempo, a única explicação possível é que, de alguma forma, os animais voltaram no tempo com o astronauta e dominaram o mundo em uma realidade ainda mais antiga. Confuso? Com certeza.

Clube da Luta

Talvez o plot twist mais clássico da década de 90. Sim, eles são a mesma pessoa. Tyler Durden não existe. Com isso, o diretor David Fincher nos deixa completamente sem chão, fazendo-nos questionar tudo que acabamos de assistir.

A confusão é tamanha que muitos desistem de tentar entender a trama de Clube da Luta pós-plot twist, principalmente com a sequência final, em que o narrador consegue inexplicavelmente matar Tyler.

Donnie Darko

Aqui, há a proposta da confusão pela confusão. Após escapar de um misterioso acidente, o jovem Donnie passa a enxergar um coelho antropomórfico gigante. À medida que se encontra com a figura, Donnie percebe que precisa retornar para sua realidade, onde não irá escapar do acidente e morrerá.

Mesmo quem assistiu Donnie Darko múltiplas vezes segue com entendimentos distintos sobre o filme, aberto totalmente à subjetividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.