Em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura, diversas cenas pegaram o público desprevenido. Em uma delas, somos apresentados ao grupo Illuminati, composto por Baron Mordo, Capitã Peggy Carter, Maria Rambeau, Raio Negro, Senhor Fantástico e Professor Xavier.
Nos quadrinhos, essa formação varia, contando, normalmente, com o Doutor Estranho e o Homem de Ferro. Para entender isso, é preciso voltar alguns anos no passado, antes de qualquer filme da primeira fase do MCU.
Em 2005, Brian Michael Bendis lançou o supergrupo Illuminati, composto das mentes mais brilhantes do multiverso. O grupo opera como um conselho secreto, cujas decisões impactam diretamente todos os grandes acontecimentos do mundo.
O grupo teve um papel fundamental em dois arcos importantes da história recente da Marvel: a Dinastia M e as Guerras Secretas, que receberá uma série na Disney+.
A formação original dos Illuminati nos quadrinhos conta com Doutor Estranho, Professor Xavier, Homem de Ferro, Namor, Raio Negro e Senhor Fantástico, todos integrantes do universo original, Terra-616.
Marvel: Illuminati nos cinemas
Como citado acima, o grupo foi apresentado com uma formação distinta no Universo Cinematográfico da Marvel. O encontro de Stephen Strange com o conselho mostrou-se um momento tenso. Afinal, sua versão da Terra-836, nosso Doutor Estranho é julgado e aprisionado pelos Illuminati.
Ao questionar sobre sua ausência do grupo, o conselho explica que a versão da Terra-836 de Strange foi morto por ter causado incursões no multiverso com magia. Eventualmente, o mago é liberado para ajudar a enfrenta Wanda Maximoff, mas a vilã mata todos os Illuminati com facilidade.