Dirigido por Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, o documentário No Other Land (ou Sem Chão, conforme ficou definido seu título nacional) foi aclamado pela crítica, conquistando 100% de aprovação no famoso site Rotten Tomatoes, além de ter sido ovacionado em diversos festivais de cinema.
Como consequência, a produção acabou sendo indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Documentário, que desde 1941, premia as produções que optam por retratar cenários reais. E vale destacar que, mesmo tendo enfrentado problemas de distribuição, o longa ainda tem chances de ganhar.
Afinal, No Other Land traz uma visão interna da guerra entre Israel e Palestina, sendo descrito por seus criadores como “um ato de resistência no caminho para a justiça durante o conflito em curso na região”. Com isso, a produção ainda conseguiu atrair bastante atenção.
Apesar de já estar em circulação em alguns países, tanto nos cinemas quanto em streaming, através da plataforma MUBI, No Other Land está programado para estrear no Brasil somente a partir do dia 6 de março. Desta forma, não será possível assistir ao longa antes de conferir os resultados da 97ª cerimônia do Oscar.
Mais sobre No Other Land: qual é a trama do documentário?
Basel Adra é um jovem ativista palestino que, constantemente, tenta resistir ao deslocamento forçado de seu povo pelos militares israelenses nas aldeias de Masafer Yatta, na Cisjordânia. Com isso, ele passa a registrar a destruição gradual de sua terra.
Seu trabalho acabou atraindo a atenção de Yuval Abraham, um jornalista judeu israelense que decide ajudá-lo em sua luta. Mas apesar de seu inesperado vínculo, sua amizade não está isenta de atritos, uma vez que a diferença entre condições de vida de ambos cria uma grande lacuna.
Além de Adram e Abraham, Hamdan Ballal, que é palestino, também participa da produção diante das câmeras. Não foi confirmado se haverão sessões de pré-estreia do documentário no Brasil. Assista ao trailer de No Other Land: