3 coisas que não são verdades em A Teoria de Tudo

Escolhido para ser exibido na Sessão da Tarde desta terça-feira (25) na TV Globo, o filme A Teoria de Tudo foi lançado originalmente em 2015, e chamou a atenção do público por levar para as telas a história do físico teórico Stephen Hawking, apresentando muitos detalhes sobre sua vida pessoal.

Baseado no livro de Jane Hawking, a ex-mulher do falecido cientista, a produção vai além de sua carreira, e se aprofunda em seus relacionamentos, que por sua vez, foram essenciais para que ele pudesse vencer grandes desafios para continuar contribuindo com a ciência.

Mas apesar de ter se inspirado em fatos, assim como qualquer outra adaptação cinematográfica, A Teoria de Tudo também tomou algumas liberdades em seu roteiro, escrito por Anthony McCarten, que acabaram alterando alguns acontecimentos da vida de Hawking, tais como estas três situações:

O diagnóstico de Stephen Hawking

Embora Stephen Hawking de fato tenha descoberto seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) após sofrer uma queda e ser levado para o hospital, a situação aconteceu de forma diferente de como foi apresentada no filme.

Enquanto em A Teoria de Tudo, a situação ocorreu enquanto o cientista saía do prédio da Universidade de Cambridge, no livro Minha Breve História, Hawking relata que o caso aconteceu enquanto ele patinava no lago em St. Albans, sendo levado ao médico por sua mãe.

O encontro de Stephen e Jane

Enquanto o filme mostra Jane Hawking descobrindo a doença de Stephen somente após começar a se relacionar com ele, na realidade, eles se conheciam desde cedo, pois estudaram na mesma escola primária. E isso foi narrado pela ex-esposa do cientista no livro que inspirou A Teoria de Tudo.

O avanço da relação do casal

O casal só foi conversar pela primeira vez em uma festa, que foi mostrada no filme. Entretanto, sua relação demorou muito a evoluir, pois Jane e Stephen se viam com uma frequência nada regular. Inclusive, seu relacionamento parece só ter finalmente tomado rumo depois do pedido de casamento.

Em A Teoria de Tudo, o jovem e brilhante Stephen Hawking recebe um arrasador diagnóstico aos 21 anos de idade, bem quando conhece e se apaixona por Jane Wilde, também estudante de Cambridge. Mas isso não o impede de se casar e se tornar um dos mais famosos físicos teóricos do mundo. O longa está disponível no catálogo da Netflix e Prime Video. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.