As três indicações ao Oscar recebidas por Ainda Estou Aqui deixaram o público brasileiro em polvorosa, principalmente por conta das polêmicas nas quais o filme foi envolvido e das reais possibilidades dele acabar conquistando algum dos prêmios aos quais está concorrendo.
Mas por mais que o “clima de Copa do Mundo” tenha tomado conta da audiência, não existe nenhuma campanha que possa mudar os resultados que serão divulgados no dia 2 de março, durante a 97ª cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles.
Isso porque na última terça-feira (18), encerrou-se o prazo de votação para a premiação. Desta forma, os vencedores foram finalmente definidos, o que torna qualquer campanha para a premiação totalmente inefetiva, uma vez que a decisão dos membros da Academia já está tomada.
Vale destacar que esta edição do Oscar vem sendo considerada uma das mais imprevisíveis dos últimos anos, levando em consideração a quantidade de favoritos e a constante oscilação entre eles. Com isso, é muito difícil definir quem serão os grandes vencedores da vez.
Sendo assim, somente durante a transmissão da premiação neste domingo (2) serão dadas as respostas definitivas sobre os ganhadores do Oscar 2025. E considerando todo o quadro geral, é inegável que o Dolby Theatre será palco de grandes reviravoltas.
“Ainda Estou Aqui” tem chances de ganhar algum Oscar
Mesmo tendo conquistado a crítica e o público e ainda se destacado em premiações como o Globo de Ouro, Ainda Estou Aqui vem dividindo a opinião da imprensa internacional sobre sua vitória no Oscar. Para portais como IndieWire e The Hollywood Reporter, o longa pode não ser premiado.
Já a Variety, a Entertainment Weekly e o agregador de apostas GoldDerby acreditam fortemente que o filme de Walter Salles pode acabar levando pelo menos o troféu de Melhor Filme Internacional. Contudo, infelizmente o mesmo não pode ser dito sobre Fernanda Torres.
Embora a torcida pela atriz tenha sido intensa, nomes como Demi Moore e Mikey Madison estão em mais destaque, principalmente após os resultados do BAFTA e o SAG Awards. Porém, como diz o ditado, “a esperança é a última que morre”, e as imprevisibilidades do Oscar 2025 ainda podem surpreender.