Por conta de seu desempenho em produções de faroeste famosas como os filmes Dança com Lobos ou no recente Horizon: Uma Saga Americana, ou ainda na popular série Yellowstone, o ator Kevin Costner pode ser considerado um grande representante do gênero.
Apesar de já ter afirmado ser fã de apenas um punhado de filmes western, o ator nunca escondeu sua paixão pelo gênero, que ficou ainda mais nítida depois de uma entrevista para o Letterboxd, na qual ele convidado a compartilhar quais eles considera serem os melhores faroestes já feitos.
Além de exaltar o trabalho de Clint Eastwood, Costner também destacou dois filmes de John Wayne, outro veterano do western nos cinemas. E para completar sua lista, o ator ainda incluiu um longa de 2003 dirigido e estrelado por ele:
O Homem que Matou o Facínora
O senador Ransom Stoddard vai até a cidade de Shinbone, no Velho Oeste americano, para o funeral de seu antigo amigo, o vaqueiro Tom Doniphon. Quando o político é abordado por um repórter, ele conta a história de um homem que ficou famoso por ter matado um fora da lei que aterrorizou o local.
Rastros de Ódio
Ethan Edwards é um veterano da Guerra Civil que reencontra seu irmão com a família no Texas. Mas no dia seguinte, comanches invadem o local, matam seu irmão e a esposa e sequestram suas sobrinhas. Com isso, Ethan inicia uma caçada vingativa, mas seu ódio pode não estar ligado apenas ao incidente.
Os Imperdoáveis
O pistoleiro Bill Munny decide deixar a aposentadoria de lado depois que lhe é oferecida uma recompensa de mil dólares para matar os homens que desfiguraram a prostituta Delilah Fitzgerald e mataram suas companheiras. Contudo, ele ainda vai ter que lidar com outros pistoleiros e o xerife local.
Pacto de Justiça
O vaqueiro Denton Baxter é conhecido por ameaçar qualquer pessoa que ameaçe ir contra seu poder na cidade onde vive. Com isso, um grupo formado pelos caubóis Charley Waite, Boss Spearman, Button e Mose Harrison decide enfrentá-lo, mas uma paixão inesperada pode mudar os planos.