Conforme a data da 97ª cerimônia de entrega do Oscar se aproxima, os palpites para a premiação deixam o público em polvorosa. Por isso, é comum que as pessoas consultem as mais variadas fontes de informação para saber quais são as chances de vitória das produções que estão torcendo.
E levando em conta os avanços das soluções de inteligência artificial, o portal Minha Série decidiu utilizar as três mais populares do mercado como fonte de pesquisa sobre os possíveis vencedores do Oscar 2025, sendo uma delas o ChatGPT.
Apesar de não ter uma “opinião própria”, o chatbot desenvolvido pela OpenAI, assim como outras ferramentas semelhantes, consulta informações de bancos de dados ou da internet para formular suas respostas. Contudo, o ChatGPT parece ser o mais alinhado ao cenário atual da premiação.
Isso porque as sugestões da IA parecem acompanhar os highlights e polêmicas envolvendo os indicados ao prêmio. Embora o ChatGPT deixe claro que as previsões são baseadas em análises de especialistas e podem sofrer alterações, estes são os grandes vencedores, de acordo com a ferramenta:
Melhor Filme
- O Brutalista
- Anora
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
Melhor Ator
- Timothée Chalamet – A Complete Unknown
- Adrien Brody – O Brutalista
- Ralph Fiennes – Conclave
Melhor Atriz
- Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui
- Demi Moore – A Substância
- Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
Melhor Diretor
- Brady Corbet – O Brutalista
- Sean Baker – Anora
- James Mangold – A Complete Unknown
Melhor Filme Internacional
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- Emilia Pérez (França)
- The Peasants (Polônia)
Conforme citado, o ChatGPT parece estar mais atualizado com relação às polêmicas recentes envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez. Desta forma, o filme parece ter perdido o destaque dentre as categorias analisadas pelo chatbot.
Mas é necessário lembrar que as listas acima são apenas suposições, e não uma certeza absoluta. Afinal, tudo pode mudar ao longo das próximas semanas, e com isso, os estúdios estão empenhados em suas campanhas para tentar alavancar suas produções.