Vinagre de Maçã: a história real por trás da série da Netflix
Uma das novidades da semana na Netflix foi “Vinagre de Maçã“, uma série de comédia ácida (perdão pelo trocadilho) sobre uma influenciadora que ganha milhões de seguidores contando sua jornada contra o câncer. A questão é que ela não tem câncer. Como a própria divulgação afirma, a série é baseada em uma história real… que é baseada em uma mentira.
“Vinagre de Maçã”
Duas jovens fazem sucesso nas redes sociais falando sobre bem-estar e saúde e relatando suas jornadas ao lutar contra o câncer, criando uma forte comunidade de fãs apaixonados por elas. Mas as coisas não são exatamente como elas mostram. Além de tentarem esconder a verdade do público, elas também alimentam uma forte rivalidade por trás das “câmeras”.
Kaitlyn Dever (“Ingresso para o Paraíso”) e Kaitlyn Dever (“Fear the Walking Dead”) interpretam as duas protagonistas. Outros nomes do elenco são Aisha Dee (“Poder Feminino”), Mark Coles Smith (“Uma Viagem Pela Vida”), Tilda Cobham-Hervey (“I Am Woman”) e Chai Hansen (“Anos-luz”).
A série australiana foi criada por Samantha Strauss, que trabalhou em produções como “Nove Desconhecidos” (2021) e “The End – A Escolha” (2020).
A mentira real que inspirou “Vinagre de Maçã”
A série é uma obra de ficção, mas tirou inspiração de eventos reais. A base da produção foi o livro “The Woman Who Fooled The World”, dos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano, que conta a história de Belle Gibson.
A australiana criou um perfil no Instagram lá em 2015, quando a rede social estava começando a ficar popular. Com o nome de usuário “Healing Belle”, ela compartilhava refeições e sucos orgânicos e afirmava que tinha tido um câncer cerebral terminal e que havia curado esse câncer com esse estilo de vida saudável. Ela publicou um livro de receitas, um aplicativo e, em menos de dois, ganhou meio milhão de dólares.
Em 2015, os jornalistas investigativos Beau Donelly e Nick Toscano, do The Age, recebeu uma dica anônima de alguém que conhecia Belle e duvidava que ela tivesse câncer. Os dois começaram a investigar Belle e desvendaram a rede de mentiras que ela contou, obrigando a influenciadora a admitir a verdade: que ela nunca tinha tido câncer.
Continue acompanhando o Cinemus para ficar por dentro do mundo do entretenimento.