Lançado esta semana nos cinemas nacionais, o filme Emilia Pérez continua sendo alvo de controvérsias ao redor do mundo, mas permanece firme na corrida pelo Oscar 2025, sendo o recordista de indicações da 97ª cerimônia dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Escrito e dirigido por Jacques Audiard, o longa foi indicado em grande parte das categorias principais, como as de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, além de ter conquistado a primeira indicação de Melhor Atriz para Karla Sofía Gascón, uma mulher trans.
Mesmo cercado de polêmicas, Emilia Pérez ainda foi elogiado por muitos críticos. E este reconhecimento se estende até mesmo a sua divisiva trama, que conta com um desfecho chocante. Inclusive, o final do longa gera dúvidas de se há alguma explicação ou revelação surpreendente após os créditos.
Contudo, não há mais nenhum conteúdo adicional após o final do filme. Sendo assim, Emilia Pérez conta com um encerramento trágico, embora um vislumbre de esperança seja exibido antes do fim. Mas diferente de produções da Marvel Studios, o longa não tem cena pós-créditos.
Mais sobre Emilia Pérez: trama e elenco do filme
Tentando subir na vida, a ambiciosa advogada Rita é convocada por Juan “Manitas” Del Monte, um grande chefão do tráfico mexicano, pretende realizar uma cirurgia de afirmação sexual para se tornar Emilia Pérez, a mulher que sempre sonhou ser.
A advogada então deve ajudar com toda a parte burocrática em troca de uma grande quantia em dinheiro. Porém, as decisões tomadas acabam gerando grandes consequências, e os caminhos de Emilia e Rita se cruzam novamente.
O elenco do filme conta com nomes como Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña, Selena Gomez, Édgar Ramírez, Adriana Paz, Mark Ivanir, Agathe Bokja, Anabel Lopez, Yohan Lévy, James Gerard, Shiraz Tzarfati, entre outros. Emilia Perez está em cartaz nos cinemas nacionais. Assista ao trailer: