A representatividade de minorias se tornou um assunto muito debatido na indústria do cinema, uma vez que muitos filmes vem tentado inserir histórias inclusivas, com personagens que gerem identificação nas pessoas, e isso também inclui questões de orientação sexual.
Mas no terreno da animação, o debate é um pouco mais crítico. Afinal, por apresentar filmes que normalmente abrangem públicos de todas as idades, inserir personagens LGBTQIAPN+ é extremamente complexo, uma vez que este assunto ainda é um tabu para muitas pessoas.
Contudo, o filme A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, que será exibido na Sessão da Tarde desta terça-feira (28) na TV Globo, conseguiu fazer isso sem atrair muita polêmica ao apresentar Katie Mitchell, sua protagonista, que é assumidamente queer.
![Animação que vai passar na Sessão da Tarde tem personagem LGBT 1 image 156](https://cinemus.com.br/wp-content/uploads/2025/01/image-156-1024x553.png)
Inclusive, ao longo do filme, ela utiliza um broche da bandeira LGBT+, e constantemente fala sobre Jade, uma amiga de faculdade. No final do longa, sua mãe chega a questioná-la se o que Katie e sua amiga tem é “oficial”. O relacionamento delas é confirmado no curta-metragem Dog Cop 7: The Final Chapter.
Vale destacar que a atriz Abbi Jacobson, que empresta sua voz à Katie, é bissexual, o que torna a presença da personagem ainda mais marcante. Embora A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas não seja a primeira animação com uma personagem LGBT+, certamente é uma das mais marcantes.
Mais sobre A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas: trama, elenco e onde assistir a animação
Apaixonada pela sétima arte desde que era pequena, Katie Mitchell é aceita na faculdade de cinema dos seus sonhos. Com isso, seu pai decide organizar uma viagem em família para levá-la até à universidade e curtir os últimos momentos juntos antes da jovem sair de casa.
Porém, uma verdadeira revolução das máquinas se inicia depois que quando os dispositivos eletrônicos do mundo repentinamente ganham vida e consciência. E apesar de serem apenas uma família normal, os Mitchells se unem para tentar reverter a situação de caos global.
Além de Abbi Jacobson, o elenco do filme ainda inclui nomes como Mike Rianda, Alex Hirsch, Danny McBride, Maya Rudolph, Olivia Colman, Eric André, Fred Armisen, Charlyne Yi, Conan O’ Brien, entre outros. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: