Enquanto a DC ficou amplamente conhecida por lançar filmes mais pesados e violentos, tendo Coringa, Esquadrão Suicida e The Batman como exemplos mais recentes, a Marvel Studios é constantemente lembrada por suas produções mais bem-humoradas, com um clima mais leve para o público.
Mas isso não significa que não haja espaço para histórias mais obscuras em seu universo cinematográfico. Afinal, revisitando o MCU, é possível encontrar filmes com assuntos sensíveis e pesados no histórico do estúdio, tais como estes 5 exemplos abaixo:
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Possivelmente um dos projetos mais distantes do tom mais popular do MCU, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre adota uma narrativa mais séria, principalmente por abordar temas como luto, vingança, colonização e extração de recursos, tomando rumos mais sombrios que seu antecessor.
Guardiões da Galáxia Vol.3
Apesar de contar com o humor afiado de James Gunn ao longo da história, Guardiões da Galáxia Vol.3 também consegue ter momentos extremamente pesados ao revisitar o nebuloso passado de Rocket Raccoon. Além disso, ele também emociona com seus ares de despedida no final.
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Uma das maiores críticas ao Homem-Aranha de Tom Holland era de que, diferente de seus antecessores, ele ainda não tinha enfrentado nenhum momento traumático. Mas Sem Volta Para Casa é uma verdadeira montanha-russa de emoções, que se conclui com um desfecho deprimente e reflexivo.
Capitão América: Guerra Civil
Se Vingadores, de 2012, emocionou ao mostrar os heróis mais poderosos da Terra unidos para combater o mal, Capitão América: Guerra Civil choca ao mostrar a ruptura no grupo, quando grandes conspirações são reveladas. Com isso, o filme acompanha uma verdadeira guerra entre as figuras heróicas.
Vingadores: Guerra Infinita
Apesar de ser considerado um dos maiores eventos cinematográficos do século, Vingadores: Guerra Infinita facilmente tem um dos desfechos mais assustadores de todo o MCU. Isso porque o longa mostra o sucesso do plano de Thanos, desintegrando metade da vida em todo o universo.