Conhecida principalmente por conta de seus amados personagens amarelos, a série animada Os Simpsons também é famosa por contar com a participação de diversas estrelas dos mais variados setores do entretenimento e da mídia em seus episódios.
De Paul McCartney a Donald Trump, uma gigantesca lista de celebridades já apareceu em Springfield, ganhando uma versão animada exclusiva da série. Contudo, talvez uma das aparições mais supreendentes e controversas tenha acontecido no episódio “Stark Raving Dad”, lançado em 1991.
Isso porque o episódio, que inicia a terceira temporada de Os Simpsons, conta com a presença de Michael Jackson, ou pelo menos de um homem que acredita ser ele. Mas apesar de “Stark Raving Dad” ser bem popular entre o público e já ter sido exibido na televisão, ele acabou sendo banido do Disney+.
A decisão foi tomada em março de 2019, durante as negociações entre a Fox e a Disney, e mesmo período em que diversas alegações contra o Rei do Pop tomaram conta da mídia, mesmo tendo se passado 10 anos de sua morte e ele tenha sido considerado inocente de abuso sexual infantil.
A informação foi confirmada na época pelo produtor executivo James L. Brooks, que afirmou que a a repercussão negativa com o nome de Jackson motivou a escolha. Desde então, “Stark Raving Dad” se tornou o único episódio totalmente banido de Os Simpsons nos Estados Unidos.
Mais sobre “Stark Raving Dead”: detalhes sobre o episódio banido de Os Simpsons
Após utilizar uma camisa rosa para trabalhar, Homer acaba sendo enviado para um hospital psiquiátrico. No local, ele acaba conhecendo Leon Kompowsky, um homem simpático que acredita ser o cantor Michael Jackson, e Homer acaba acreditando na história.
Quando Kompowsky chega a Springfield, sua presença causa um estranhamento inicial, pois ele claramente não é o Rei do Pop. Contudo, não demora para que seu carisma e talento acabe conquistando os moradores da pequena cidade.
Rumores relatam que Michael Jackson foi o responsável por dublar o personagem, indicando que ele não foi creditado na época por questões contratuais, mas esta informação nunca foi confirmada. Todos os demais episódios de Os Simpsons estão disponíveis no catálogo do Disney+.