Dirigido por Scott Z. Burns, o filme O Relatório foi lançado em 2019 e levou para as telas um tenso suspense político sobre um funcionário do Senado dos Estados Unidos investigando supostas ações de tortura da CIA em seus interrogatórios após os ataques de 11 de setembro.
Justamente por sua trama se aprofundar em diversas intrigas políticas, o longa, que foi recebido positivamente pela crítica e pelo público, conta com diversas reviravoltas chocantes, que prometem manter a audiência perplexa durante toda a sua duração.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Após ter sido escolhido pela senadora Dianne Feinstein para liderar uma investigação sobre o uso de técnicas de interrogatório aprimoradas (EITs) pela CIA, Daniel J. Jones e sua equipe investigam milhares de documentos em um local secreto da agência na Virgínia.
Quando os ataques de 11 de setembro acontecem, a CIA recebe poderes do presidente Bush para capturar e deter suspeitos. Mesmo após ter perdido grande parte de sua equipe, Jones segue firme na investigação e tem a chance de se reunir com o agente do FBI Ali Soufan.
O agente mostra que as técnicas de sua agência, que consistem em construir relacionamentos, são bem mais eficazes. Contudo, a CIA discorda, mas Jones consegue comprovar que Abu Zubaydah, um preso que foi interrogado pela agência, não era um membro de alto escalão da Al-Qaeda.
Neste caso, foi confirmado que Zubaydah foi vítima de tortura, mas ele não foi o único. Pessoas como o médico Raymond Nathan confirmam que os EITs são considerados como tortura, mas as objeções não foram bem-vindas. E novas descobertas de Jones tornam a situação ainda mais complexa.
Ele descobre a existência da Panetta Review, uma análise interna da CIA que criticava o programa EIT, mas que nunca foi divulgada. Mesmo assim, o DOJ encerrou a investigação sem acusações, mas quando o escândalo de Abu Ghraib emerge, isso leva à revisão e à rescisão dos Memorandos sobre Tortura.
Embora tenha sido aprovado, o relatório de mais de 6 mil páginas enfrenta a resistência da CIA. Ainda assim, Jones consegue levar as informações para figuras importantes, como o senador Mark Udall. Mas com a vitória do Partido Republicano no Senado, é provável que o relatório seja descartado.
Contudo, Jones recebe apoio da senadora Diane Feinstein, que o designou para a missão, e com isso, o resumo do relatório finalmente é divulgado. Contudo, ele não resultou em ações criminais contra a CIA, e alguns membros da agência chegaram até mesmo a ser promovidos. Já Jones deixou seu cargo após a divulgação do relatório.
Mais sobre O Relatório: trama e elenco do filme
Depois que a CIA passou a utilizar métodos de tortura para obter informações de suspeitos, após os ataques terroristas de 11 de setembro, o agente Daniel J. Jones é designado pela senadora Dianne Feinstein para investigar denúncias sobre a situação, sem saber que elas serão expostas.
O elenco do filme conta com nomes como Adam Driver, Annette Bening, Corey Stoll, Jon Hamm, Maura Tierney, Michael C. Hall, Dominic Fumusa, Sarah Goldberg, Joanne Tucker, entre outros. Infelizmente, O Relatório não está mais disponível pra streaming no Brasil. Assista ao trailer: