A mais nova série do universo da Família Addams estreou na Netflix a partir do dia 23 de novembro. Wandinha, série live-action dedicada à primogênita de Mortícia e Gomez Addams, foi um projeto vindo da mente de Tim Burton.
A produção caiu no gosto popular, conquistando uma ótima aprovação do público, além de arrancar diversos elogios à atuação da atriz Jenna Ortega no papel da protagonista. Porém, com esse revival da família mais sombria do cinema, uma dúvida surgiu: por que Wandinha se chama “Wednesday”?
A resposta é simples: o criador da Família, Charles Addams, escolheu em 1930 o nome para a personagem inspirado em uma cantiga infantil que faz previsão da personalidade de um bebê de acordo com o dia da semana em que ele nasceu.
Essa informação é aproveitada no primeiro episódio da série da Netflix. Quando Mortícia (Catherine Zeta-Jones) decide colocar a filha na escola “Nunca Mais”, onde conheceu Gomez (Luis Guzmán), ela confirma que o nome da menina foi inspirado em seu poema infantil favorito, pois “Wandinha é só desgosto.”
O poema, chamado Monday’s Child, publicado em 1838, informa que crianças nascidas na “quarta-feira são cheias de desgosto”. Leia abaixo a tradução:
A criança da segunda-feira é bonita
A criança da terça-feira é cheia de graça
A criança da quarta-feira é cheia de desgostos
A criança da quinta-feira vai longe
A criança da sexta-feira é amável e generosa
A criança do sábado trabalha tudo para viver
E a criança nascida no dia de Sabá
É bonita e alegre, boa e feliz.
Por que “Wandinha”?
Assim que a história de A Família Addams chegou no Brasil, foi decidido que Wednesday teria o nome traduzido como “Vandinha” para fácil compreensão do público. A Netflix, no entanto, adotou a grafia com W para a série para ficar parecido com a grafia original.
Até o momento, a Família Addams possui em seu currículo duas séries televisivas, sendo Wandinha a segunda (a original é de 1964), dois longa metragens live-action (1991 e 1994) e dois longas em animação recentes (2019 e 2021).
Vale lembrar que a história da família Addams começou nas histórias em quadrinhos do cartunista Charles “Chas” Addams. A primeira tirinha foi lançada no ano de 1938, e a criação dos Addams foi uma sátira à família tradicional norte-americana da época.
O destaque da família só começou a chegar quando as adaptações televisivas surgiram, mas o verdadeiro hype surgiu quando o primeiro filme live-action estreou, trazendo nomes como Raul Julia, Anjelica Huston, Christopher Lloyd e Christina Ricci, que está na nova série como uma professora do colégio.
Wandinha está disponível através do catálogo da Netflix. Assista ao trailer: