Informações de que a plataforma de streaming Lionsgate+ deixaria de operar na América Latina já circulavam há alguns meses. Mas, recentemente, a saída da plataforma ganhou uma data oficial. A partir do dia 11 de dezembro, o streaming deixará de funcionar no Brasil e em todo o território latino americano.
De acordo com o último relatório financeiro da empresa, a Lionsgate alegou que passará por uma reestruturação, saindo de algumas regiões no setor de streaming para dar foco em regiões em que há um público maior na plataforma, como Estados Unidos e Canadá.
Vale destacar que a América Latina não é a única a se despedir do streaming, pois o serviço também já havia deixado de operar em países da Europa desde 2022. Os relatórios divulgados comprovam que, de fato, a América do Norte é a maior consumidora dos conteúdos.
Mesmo assim, a Lionsgate confirmou que o catálogo do serviço ainda permanecerá disponível por meio de licenciamento com um “um grande player do mercado”, que ainda não foi revelado. Desta forma, assinantes que acompanham os conteúdos da plataforma ainda poderão consumi-los.
Dentre as principais produções da plataforma, temos o seriado de comédia histórica The Great e o suspense As Bruxas de Mayfair, baseada em uma obra de Anne Rice, além de franquias do estúdio que incluem títulos como John Wick, A Saga Crepúsculo e Jogos Mortais.
De Starz a Lionsgate+: história da plataforma de streaming
Surgido originalmente como Starz, a plataforma teve uma estreia discreta no Brasil, sendo oferecida como um dos canais da Amazon Prime Video ou de forma avulsa por valores a partir de R$ 9,90. No entanto, em 2021, a plataforma se envolveu em uma grande disputa judicial com a Disney.
Isso porque, com o surgimento da Star+, a Lionsgate acreditava que o nome poderia ser confundido com o do rival. Mas, por fim, o estúdio decidiu mudar definitivamente o nome da plataforma de streaming para “Lionsgate+”, aproximando-a mais de sua própria marca.
Apesar de não ter uma presença tão marcante quando o Disney+ ou a Netflix no Brasil, a Lionsgate+ conseguiu emplacar alguns sucessos no país, incluindo conteúdos originais do streaming. Dentre os possíveis candidatos a receber o catálogo após sua saída, estima-se o Globoplay e também a Netflix.