6 filmes brasileiros podem ir para o Oscar 2024
O Oscar é a premiação mais desejada pelos cineastas, atores e produtores que trabalham no mercado cinematográfico mundial. O Brasil não tem um filme de sua produção indicado na categoria de “Melhor Filme Internacional” dentro do Oscar desde de 1999, quando o longa-metragem “Central do Brasil” esteve próximo de levar a premiação e ainda rendeu a indicação da atriz Fernanda Montenegro na categoria de “Melhor Atriz”.
A comissão que faz parte da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou nesta semana os seis filmes brasileiros que podem ser indicados para o Oscar em 2024, após uma reunião onde continha uma lista com 28 filmes nacionais selecionados. Os finalistas são:
- “Estranho Caminho”, de Guto Parente;
- “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho;
- “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria;
- “Pedágio”, de Carolina Markowicz;
- “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho;
- “Urubus”, de Claudio Borrelli.
O resultado final sobre o filme escolhido deve ser divulgado na próxima reunião da comissão da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que vai acontecer no dia 12 de setembro.
Sinopse dos filmes finalistas
Acompanhe a sinopse dos finalistas que tem uma chance de ser indicado ao Oscar 2024:
1. “Estranho Caminho” – “Um jovem cineasta visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19. O contexto o obriga a encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Todavia, depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.”
2. “Noites Alienígenas” – “Rivelino, Sandra e Paulo são três amigos de infância e da periferia que se reencontram na cidade de Rio Branco em um contexto trágico de chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia.”
3. “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha” – “‘Nosso Sonho’ é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.“
4. “Pedágio” – “Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa que, para ela, é “nobre”: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. Pedágio retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade.”
5. “Retratos Fantasmas” – “No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.”
6. “Urubus” – “Em São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis de periferia se transforma em protagonista de um polêmico debate cultural.”