3 previsões que Os Simpsons fizeram para 2025

Personagens carismáticos e tramas divertidas são alguns dos pontos positivos de maior destaque da série animada Os Simpsons. Contudo, a produção criada por Matt Groening também é conhecida por sua habilidade peculiar de “prever o futuro” através de acontecimentos vistos em seus episódios.

Embora, na maioria das vezes, sejam apenas coincidências, muitos tópicos abordados na atração acabam compartilhando muitas semelhanças com eventos reais, que por sua vez, acabam acontecendo posteriormente, fortificando o status premonitório de Os Simpsons.

Mesmo que não aconteçam nas exatas mesmas circunstâncias apresentadas na série, é inegável que a semelhança entre as situações sempre impressiona. E vale destacar que este é um fenômeno que ocorre até os dias de hoje, uma vez que os seguintes eventos já vistos em Os Simpsons estão ocorrendo em 2025:

Fusão entre empresas de mídia

No episódio “O Casamento de Lisa” (6ª temporada, episódio 19), Lisa vai à uma cartomante para saber sobre seu futuro. Em determinado momento, o repórter Kent Brockman aparece apresentando o telejornal na rede “CNNBCBS – uma divisão da ABC”.

Apesar de ter sido uma piada na época, a sigla denota uma união entre as empresas de mídia ABC, CNN, NBC e CBS, formando um poderoso conglomerado. E nos tempos atuais, isso já é uma realidade, uma vez que diferentes empresas estão criando grandes monopólios juntas.

image 111

Os perigos da inteligência artificial

Seja em textos, edição de imagens, produções audiovisuais e até mesmo musicais, a inteligência artificial já está sendo utilizada em diversos segmentos pelas pessoas. Contudo, o episódio “Itchy & Scratchy Land” (6ª temporada, episódio 4) de Os Simpsons alerta sobre os riscos da dependência.

Isso porque um flash de câmera gera um curto-circuito em um robô animatrônico, fazendo-os se voltar contra a humanidade. Embora as proporções sejam diferentes, o episódio reforça o argumento de especialistas de que não se pode confiar totalmente na IA.

image 115

Os avanços dos neurotransmissores

Durante o episódio “Holidays of Future Passed” (23ª temporada, episódio 9), Homer recebe recebe um e-mail no qual ele pode acessar com seu cérebro. E a situação gerou diversas comparações com o “Neuralink”, uma empresa de tecnologia desenvolvida pelo bilionário Elon Musk.

As pesquisas da corporação são focadas no desenvolvimento de um chip que seria implantado em um cérebro humano, permitindo que pessoas com tetraplegia controlem computadores e dispositivos apenas com seus pensamentos. E vale ressaltar que a empresa já está fazendo testes em humanos.

image 113
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.